Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Semana da Primeira Infância reúne mais de 8 mil participantes em Goiânia
Início do conteúdo da página

Semana da Primeira Infância reúne mais de 8 mil participantes em Goiânia

Criado: Terça, 05 de Agosto de 2025, 08h19 | Publicado: Domingo, 03 de Agosto de 2025, 08h14 | Última atualização em Terça, 05 de Agosto de 2025, 10h04

Evento realizado pela SME foi realizado no Teatro Rio Vemelho. Estiveram presentes professores, apoios pedagógicos e técnicos da educação que atuam com crianças

primeira infancia 3A Semana da Primeira Infância reuniu mais de 8 mil participantes entre os dias 31 de junho e 1º de agosto. O evento trouxe reflexão sobre a infância e educação das crianças e foi realizado no Teatro Rio Vermelho. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), por meio da Gerência da Educação Infantil (Gerin).

O encontro teve o objetivo de atuar em defesa dos direitos das crianças de 0 a 5 anos, visando o atendimento integral à infância, por meio de ações educativas e pedagógicas, articuladas e intersetoriais, além de ressignificar as práticas educativas nas unidades educacionais.

O público pôde assistir a palestras de professores pesquisadores da educação infantil, bem como apresentações culturais, como musicais, peças teatrais e contação de histórias. Como explica Daniela Vasconcellos, gerente da Educação Infantil da SME, os profissionais da educação infantil saíram mais enriquecidos em suas práticas pedagógicas.

Temática e atividades

Com o tema “Por uma pedagogia da infância pulsante: direitos e protagonismos das crianças, desde bebês”, a programação foi dividida entre os turnos matutino e vespertino.

No dia 31, o evento foi aberto com o espetáculo “Corinha, no Cerrado das Maravilhas” e a palestra “A creche em busca de identidade”, da professora doutora Lenira Haddad (UFAL). À tarde, houve a apresentação “Brincando e contando história”, com a professora Sabrina Café e sua filha Alice, seguida da palestra da professora Leila Oliveira Costa sobre a abordagem Pikler para crianças de 0 a 3 anos.

No dia 1º, a manhã teve a apresentação “Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo”, com Alexandre e Omelete, e a palestra “A construção do conhecimento pelas crianças na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural”, com a professora Priscilla Ximenes (UFG).

Encerrando a programação, a tarde contou com o musical “À espera do Balão Mágico”, da Cia Flor do Cerrado, e a palestra “O grafismo na Educação Infantil”, da professora doutora Márcia Gobbi (USP), que abordou como os desenhos infantis expressam aspectos do desenvolvimento das crianças.

Fotos: SME

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Logo sme

Redes sociais

Localização

Endereço: R. 227-A, 331, Qd. 67-D - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74.610-060

Horário de funcionamento diurno: 07h às 18h todas unidades e gerências.
Horário de funcionamento noturno: 18 às 22h