Estudantes participam de campanha educativa “Pipa Sem Cerol”
Escolas da rede municipal divulgam a campanha “Pipa sem Cerol” para conscientizar os estudantes sobre os riscos do uso de cerol nas linhas
A pipa, brincadeira comum durante o período de férias, foi o tema da última aula do primeiro semestre, seguindo orientação da Secretaria Municipal de Educação (SME). A campanha “Pipa sem Cerol” é realizada há mais de dez anos pela Prefeitura de Goiânia e inclui palestras, atividades como desenhos, pesquisas e exibição de filmes que alertam sobre os perigos do cerol.
A Lei 3.993/2017 proíbe empinar pipas com qualquer tipo de material cortante e também impede a distribuição desse produto. O uso da mistura pode gerar multa de até R$ 4 mil. Desde o início do ano, equipes da Guarda Civil Metropolitana recolheram 784 latas e carretéis de linhas, somando cerca de um milhão de metros de materiais proibidos. Segundo a legislação, são proibidos o cerol — feito com cola e vidro moído ou outro material cortante —, as linhas chilena, indonésia, fios ou barbantes cobertos com óxido de alumínio, silício, quartzo moído ou cola cianoacrilato.
A Guarda Civil Metropolitana intensifica a fiscalização durante as férias escolares em diferentes regiões da cidade para coibir o uso de linhas cortantes, que oferecem riscos graves a motociclistas, ciclistas e pedestres.
O estudante Samuel Alves Bonfin, de 14 anos, contou que antes usava linha cortante, mas agora tem consciência dos perigos. Em casa, os pais também o orientam a respeito dos riscos. Ele destaca que existem outras opções seguras para a brincadeira.
“Se a gente não pensar nas outras pessoas, somos egoístas. Soltar pipa com cerol em qualquer lugar pode atingir um carro ou uma moto e machucar alguém. A pipa sem cerol também levanta do chão, então a brincadeira pode ser segura, só depende de nós. Qualquer linha serve para brincar, menos o barbante, porque é pesado. Dá para se divertir sem colocar ninguém em risco”, alerta Samuel.
Foto: Divulgação/SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia