Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Educação retira mais de 25 toneladas de objetos inservíveis das unidades educacionais de Goiânia
Início do conteúdo da página

Educação retira mais de 25 toneladas de objetos inservíveis das unidades educacionais de Goiânia

Criado: Terça, 27 de Maio de 2025, 14h52 | Publicado: Sexta, 23 de Maio de 2025, 14h53 | Última atualização em Terça, 27 de Maio de 2025, 14h52

Armários, cadeiras, mesas, livros e outros materiais sem uso foram separados e doados a cooperativas de materiais recicláveis

inservíveisA Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Diretoria Administrativa/Gerência de Patrimônio e Almoxarifado, vem realizando, desde março, o Mutirão de Recolhimento de Inservíveis nas Unidades Educacionais. Em 2025, já foram recolhidas mais de 25 toneladas, em 80 instituições da Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME). O recolhimento é diário, mediante processo administrativo no SEI.

Entre as 378 unidades educacionais da RME, apenas 10 não solicitaram a retirada, por meio de processo. Esses objetos, considerados inservíveis por uma comissão da escola e pela assinatura da Secretária Municipal de Educação, serão doados para 12 cooperativas cadastradas, após a retirada deles das unidades educacionais.

A gerente de Patrimônio e Almoxarifado da SME, Nilza Keller Morloc, destaca que é preciso ter ação para modificar o que não está adequado, e que é um compromisso dessa nova gestão com a organização e a sustentabilidade, bem como a importância do recolhimento, tanto para as instituições como para as cooperativas.

“Esse trabalho possibilita às escolas e Cmeis desocuparem espaços que estão inutilizados e criarem novos ambientes, além de deixar a escola limpa e organizada. E as cooperativas, também, são beneficiadas com os bens, os quais possibilitam aos cooperados melhorar economicamente. Assim, prestamos duplo serviço social”, pontua Nilza Morloc.

Inservíveis

Os bens inservíveis, como cadeiras, mesas, computadores, livros e outros, são qualquer bem do patrimônio da instituição considerado antieconômico ou sem valor de uso para a instituição, de acordo com laudo oficial.

Conforme explicou a diretora da Escola Municipal Bárbara de Souza Morais, Lorena Silva, o recolhimento dos objetos inservíveis trouxe inúmeros benefícios à escola. “Desde 2018, a instituição tinha materiais inservíveis, acumulados no pátio. Na semana passada, a secretaria retirou três caminhões de material inservível. Foi um ganho para escola e para os alunos, pois agora temos mais espaço, não há mais riscos para as crianças e nem há proliferação de insetos”, afirma, sugerindo que outros diretores procurem a SME para a abertura de processo para o recolhimento de inservíveis.

Fotos: SME

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Logo sme

Redes sociais

Localização

Endereço: R. 227-A, 331, Qd. 67-D - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74.610-060

Horário de funcionamento diurno: 07h às 18h todas unidades e gerências.
Horário de funcionamento noturno: 18 às 22h