Estudantes plantam árvores em escola do Jardim Novo Mundo em ação de educação ambiental
Projeto Plantando árvores, colhendo vidas é realizado em parceria com a ONG Plantadores de água
Estudantes da Escola Municipal Bárbara de Souza de Morais, no Jardim novo Mundo, participaram nesta terça-feira (20/5) do projeto Plantando árvores, colhendo vidas” e receberam a equipe de educação ambiental da Gerência de Inovação, Captação e Projetos Especiais (Geripe), em parceria com a ONG Plantadores de água.
No evento, 60 estudantes de 6 a 10 anos realizaram o plantio de três mudas nativas do Cerrado, duas de ipê roxo e uma aroeira pimenteira. O objetivo é promover o contato com a natureza, a conscientização sobre o meio ambiente e o estudo de ciência da natureza e de alimentação saudável.
Além do plantio, a equipe conversou com os alunos sobre a importância da preservação do Cerrado e do papel que cada um pode desempenhar para manter o equilíbrio ecológico. A educadora Cristiane Pessoa comentou que os estudantes demonstram muito interesse no plantio e nos cuidados com as árvores. “É visível a mudança de comportamento delas, principalmente as menores. Eles adquirem hábitos saudáveis e de preservação do meio ambiente, inclusive até em casa eles procuram levar os conhecimentos que adquirem para toda a família”, ressaltou Cristiane.
O projeto já realizou, neste ano, mais de 200 plantios de árvores, nas instituições educacionais municipais, que se inscrevem na Vila Ambiental. Dependendo do espaço escolar, o plantio pode ser de até 20 árvores.
A estudante da Escola Municipal Bárbara de Souza de Morais Anny Sofia Rodrigues Melo, de 9 anos, que participou do plantio, explica o quanto é importante cuidar do meio ambiente e afirmou que já plantou duas árvores frutíferas no quintal da casa onde mora. “Se não preservarmos nossa maior riqueza, que é a natureza, morreremos de fome e surgirão enchentes. Ensinei tudo isso ao meu pai”, falou.
Fotos: SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia