Jornada Pedagógica 2025 da SME começa nesta quinta-feira (22/5)
Evento reunirá cerca de 3 mil profissionais da Rede Municipal de Ensino no Centro de Convenções da PUC-GO, e segue até sexta-feira (23/5)
A Secretaria Municipal de Educação (SME) inicia nesta quinta-feira (22/5) a Jornada Pedagógica 2025, com o tema “A Educação como espaço de afirmação dos direitos de aprendizagens e pertencimentos”. O evento reunirá cerca de 3 mil profissionais da Rede Municipal de Ensino no Centro de Convenções da PUC-GO e segue até sexta-feira (23/5).
A programação contempla professores, coordenadores pedagógicos, diretores, equipes de apoio escolar e profissionais das unidades de Educação Infantil, com atividades presenciais distribuídas em dois dias: quinta-feira (22/5), das 18h às 22h, e sexta-feira (23/5), das 8h às 12h e das 14h às 18h. A Jornada inclui conferências, debates, apresentações culturais e minicursos.
Além das atividades presenciais, os participantes terão acesso a uma carga horária complementar de 28 horas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da SME. Para validar as 40 horas totais, é necessário se inscrever e concluir ao menos um minicurso na plataforma digital.
Com foco na formação continuada e no fortalecimento das práticas pedagógicas, a Jornada busca alinhar os profissionais da educação às demandas da escola contemporânea. Um dos destaques da programação é a conferência do professor doutor Celso Vasconcelos, da Universidade de São Paulo (USP), que abordará o papel do educador frente aos desafios atuais.
“Conquistar qualidade na educação é contribuir para a construção de uma nova sociedade, por meio de uma escola comprometida com todas as dimensões existenciais do ser humano — corporal, cognitiva, afetiva, sexual, lúdica, estética, ética, política, econômica, social, cultural, ecológica e espiritual”, afirma Vasconcelos.
As inscrições seguem abertas até esta quarta-feira (21/5) e podem ser feitas pelo site da SME ou pelo link https://encurtador.com.br/rwlgC](https://encurtador.com.br/rwlgC.
Programação
22/5 (quinta-feira)
- 18h às 22h — Abertura oficial e conferência com o Prof. Dr. Rogério Justino
Tema: “Inteligência artificial na sala de aula e no trabalho docente”
23/5 (sexta-feira)
- 8h às 12h — Conferências: “A leitura e literatura na formação humana”, com a Profa. Dra. Maria Luiza B. Bretas
“O papel do professor e os desafios da educação contemporânea”, com o Prof. Dr. Celso Vasconcelos - 14h às 18h — Conferências: “A mediação pedagógica para além do A4”, com o Prof. Dr. Altino José Filho
“Desafios e estratégias de escuta e acolhida dos estudantes”, com a Prof. Mestra Tereza Farias (doutoranda e coordenadora-geral de Estratégia da Educação Básica no MEC)
Fotos: SME
Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de Goiânia