Educação realiza encontro com intérpretes de libras nesta quinta-feira (10/4)
Objetivo é abordar processo ensino aprendizagem e avaliação do estudante surdo na língua portuguesa escrita e língua de sinais. Rede municipal conta atualmente com 54 estudantes surdos
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Educação Bilíngue de Surdos (NEBS), realiza nesta quinta-feira (10/4), às 7h30 e às 13h30, o segundo encontro do ano com intérpretes de libras, que atendem estudantes surdos na rede municipal. O encontro será na Faculdade UniAraguaia, no Setor Bueno.
No total, a SME conta com 44 interpretes de libras e todos participam do Grupo de Trabalho e Estudos (GTE) de Avaliação de Proficiência em Libras e Língua Portuguesa escrita para Surdos. Os encontros do GTE, que tiveram início no mês de março, serão realizados até novembro.
O objetivo é abordar o processo ensino aprendizagem e a avaliação do estudante surdo na língua portuguesa escrita e língua de sinais. Na rede municipal, estudam 54 estudantes surdos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, que são acompanhados por profissionais concursados como interpretes de libras.
Educação bilíngue de surdos
Em dezembro de 2024, a Prefeitura de Goiânia instituiu o Núcleo de Educação Bilíngue de Surdos (NEBS) dentro da Diretoria Pedagógica da SME. A criação do núcleo tem como finalidade implantar e implementar o Programa Integrado de Educação Bilíngue e Intercultural de Surdos da rede municipal.
Além de viabilizar a criação de políticas públicas que garantam uma educação bilíngue de qualidade para a comunidade surda, o NEBS é uma iniciativa que está em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 2021, que reconhece a educação bilíngue para surdos como uma modalidade de ensino.
De acordo com a coordenadora do NEBS da SME, Valéria Galdino, outra ação importante são as formações oferecidas aos profissionais. “A Secretaria está com dois cursos em andamento, para aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras). As duas formações são realizadas fora do horário de trabalho e contam com 215 profissionais da rede, em formato presencial ou on-line, promovendo uma educação mais inclusiva e igualitária”, destaca Valéria.
Serviço
Assunto: Educação realiza encontro com intérpretes de libras
Data: Quinta-feira (10/4)
Horário: 7h30 e 13h30
Local: Faculdade UniAraguaia (Avenida T-10, n° 1047, Setor Bueno)