Página inicial > Institucional > Notícias > Repasse de verba municipal complementa merenda escolar

Repasse de verba municipal complementa merenda escolar

Criado: Quinta, 05 de Outubro de 2017, 17h25 | Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2017, 17h25 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Recurso soma-se ao valor recebido do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

IMG 0702As unidades educacionais da rede municipal recebem, desde agosto deste ano, repasse trimestral do Tesouro para complementar o recurso recebido do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinado à merenda escolar. Com valor repassado na mesma per capta do valor federal, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), tem como objetivo a descentralização parcial dos recursos da merenda.

Os produtos adquiridos com o recurso do FNDE são distribuídos pela Gerência do Programa de Alimentação Escolar da SME e a verba municipal é recebida pelas escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei) para que sejam feitas compras, pela própria unidade educacional, dos demais itens necessários ao cardápio.

A diretora da Escola Municipal Grande Retiro, Nildilene Bárbara Marques, vê a verba como um grande benefício para os alunos. “Eles têm a oportunidade de comer coisas fresquinhas, compradas no dia, como o pão francês e frutas. Assim, nós seguimos o cardápio prescrito pela SME e nossos alunos têm uma alimentação rica. Eles já estão reconhecendo a melhora e estão aprovando”, ressaltou a gestora.

As instituições podem comprar produtos perecíveis, panificados e outros no comércio nas proximidades dos bairros. “Temos ainda a possibilidade de pesquisar os melhores preços e podem facilitar a logística de compra e entrega”, completou a diretora.

As escolas e Cmeis da rede municipal de ensino são acompanhados pela Gerência do Programa de Alimentação Escolar quanto à questão da alimentação dos alunos e recebem sugestões de cardápios conforme necessidades nutricionais por faixa etária dos alunos.

Lívia Máximo, editoira de Educação e Esporte