Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > “Mamoteca” incentiva mães a manterem o aleitamento materno
Início do conteúdo da página

“Mamoteca” incentiva mães a manterem o aleitamento materno

Criado: Terça, 25 de Março de 2025, 13h56 | Publicado: Terça, 25 de Março de 2025, 13h56 | Última atualização em Terça, 25 de Março de 2025, 13h56

Espaço criado em 2019 no Cmei Village Atalaia permite que mães amamentem seus filhos enquanto estão na instituição

mamotecaInterromper a amamentação com o início da fase escolar? No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Village Atalaia essa não é uma preocupação para as mães. Localizada na Vila Itatiaia, a unidade oferece um espaço exclusivo para incentivar o aleitamento materno e tornar a adaptação das crianças mais tranquila: a Mamoteca.

Criada em 2019 e reformada em 2022, a Mamoteca proporciona ambiente acolhedor para que as mães possam amamentar seus filhos dentro da escola. Além de estimular o vínculo entre mãe e bebê, o espaço também promove a troca de experiências entre as mães e incentiva a leitura durante a permanência no local. Para aquelas que não conseguem estar presentes, o Cmei dispõe de um lactário, onde o leite ordenhado pode ser armazenado e oferecido às crianças.

A iniciativa beneficia não apenas as famílias, mas também as servidoras da unidade que possuem filhos matriculados na escola. A diretora do Cmei, Anna Paula Canedo, destaca a importância dessa estrutura. “Nosso objetivo é garantir um ambiente acolhedor e propício para a amamentação, reforçando a importância desse direito tanto para as mães quanto para os bebês”, explica.

Uma das mães atendidas pelo projeto é a funcionária pública Saturnina da Costa, que valoriza a oportunidade de manter a proximidade com a filha Nara durante o período escolar. “Eu acho esse projeto da Mamoteca muito legal, porque dá a oportunidade de as mães estarem perto dos filhos e alimentá-los. Quero parabenizar a instituição por permitir essa conexão com a criança”, afirma.

O Cmei Village Atalaia atende 188 crianças, com idades entre seis meses e quatro anos e 11 meses. A amamentação, além de essencial para o desenvolvimento saudável do bebê, é um direito garantido por lei e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) até os dois anos ou mais. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também determina que é dever do poder público e das instituições garantir condições adequadas para o aleitamento materno.

Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de Goiânia

registrado em:
Fim do conteúdo da página