Página inicial > Institucional > Notícias > Começam as disputas do voleibol nos Jogos Educacionais

Começam as disputas do voleibol nos Jogos Educacionais

Criado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 12h14 | Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 12h14 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Modalidade de jogo teve início na manhã desta quarta-feira, 4, e se junta ao futsal na competição

volei jogos educacionaisNa manhã desta quarta-feira, 4, foram iniciadas as disputas de voleibol nos Jogos Educacionais 2017. Realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a competição no momento abarca alunos do Ciclo III da rede municipal de educação das regiões Leste e Norte da Capital. No início do mês de setembro, o futsal já tinha sido introduzido na atual edição do torneio.

No esquema de jogos classificatórios, as escolas disputam entre si as vagas para as grandes finais das modalidades, contando com times masculinos e femininos. Segundo o gerente de Iniciação Esportiva, Esporte Educacional e Rendimento da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), Aguinaldo Lourenço, o objetivo dos jogos é dar oportunidade aos alunos de se integrarem com as demais escolas através do esporte.

“Não existe educação sem esporte e não existe esporte sem educação. Isso é uma maneira de oportunizar o nosso alunado para essa convivência, confraternização e integração entre as nossas unidades escolares. Acredito que o esporte é uma excelente ferramenta para educar nossas crianças e nossos adolescentes”, ressaltou Aguinaldo.

Nesta etapa, cerca de 160 alunos participam das classificatórias. Para a professora Sabrina Pessoa, responsável pelos alunos da Escola Municipal Professora Marília Carneiro Azevedo Dias, do Jardim Guanabara III, os alunos foram preparados previamente para a disputa dos jogos. Só foram selecionados para o torneio os alunos que tiveram melhoras significativas no rendimento em sala de aula.

“A maior habilidade desenvolvida nos Jogos Educacionais é o trabalho em grupo, o senso de responsabilidade, eles têm que se organizar. E também a questão de desenvolver uma identidade corporal, o conhecimento do próprio corpo e das próprias habilidades. Além da saúde física e da diversão, que é o melhor de todos. Estou adorando participar”, ressaltou a professora.

O encerramento com os alunos do Ciclo III das regiões Leste e Norte está marcado para a próxima terça-feira, dia 10. O próximo passo é atender os alunos das unidades das regiões Sul, Sudeste e Noroeste da Capital. Para facilitar o acesso e a logística das escolas, a partir do dia 16 deste mês os jogos mudarão de endereço e passarão a ser realizados na Faculdade Araguaia, localizada no Setor Bueno, e na quadra de esportes da Escola Municipal Jarbas Jayme.

Núbia Alves, da editoria de Educação e Esporte
Fotos: Luiz Fernando Hidalgo