Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeito Rogério inaugura 60ª Sala de Recursos Multifuncionais de Goiânia

Prefeito Rogério inaugura 60ª Sala de Recursos Multifuncionais de Goiânia

Criado: Quinta, 20 de Junho de 2024, 09h57 | Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2024, 09h54 | Última atualização em Quinta, 20 de Junho de 2024, 09h57

Ambiente conta com carteiras adaptadas e itens pedagógicos essenciais ao processo de ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educacionais Especiais

salarecursos1O prefeito Rogério, juntamente com a secretária municipal de Educação, Millene Baldy, inaugurou nesta sexta-feira (7/6) a 60ª Sala de Recursos Multifuncionais da rede municipal de ensino, na Escola Municipal Olegário Moreira Borges, no Setor Faiçalville. O ambiente conta com carteiras adaptadas e itens pedagógicos essenciais ao processo de ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educacionais Especiais.

“Nós tínhamos 27 salas no início da nossa gestão, e hoje já chegamos a 60, porque nós sabemos a importância da inclusão nas nossas unidades para as nossas crianças”, afirmou o prefeito Rogério. “A nossa meta é chegar a 100 salas desse tipo até o fim do ano”, completou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a rede atende mais de 3 mil estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, o que equivale a 2.92% dos alunos matriculados nas escolas e unidades de Educação Infantil. São alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA), síndromes, surdez/deficiência auditiva, surdocegueira, baixa-visão/cegueira, deficiência física, deficiência intelectual, deficiência múltipla, transtornos funcionais específicos, condutas típicas, altas habilidades e superdotação e outros.

A secretária Millene Baldy explicou que “o atendimento educacional especializado assegura que os estudantes possam ter em contraturno um acompanhamento próximo que vai garantir o desenvolvimento de suas habilidades”.

A professora Janaína Ramos, que há 17 anos trabalha na Educação, afirmou que as salas fazem diferença no aprendizado do aluno. “É um imenso ganho para a Educação, a gente precisa de espaços como esse para diminuir as barreiras de aprendizagem desses estudantes, com materiais específicos pra necessidade deles. E os resultados são visíveis”, ressaltou.

Salas

Com ambientes acessíveis, carteiras adaptadas e itens pedagógicos essenciais ao processo de ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educacionais Especiais, as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) fazem parte da política de inclusão desenvolvida pela SME e são instaladas nas escolas ou Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

As salas visam promover a articulação do professor do atendimento educacional especializado com os professores do ensino comum, oferecidos nas unidades educacionais que fazem parte da rede. O Atendimento Educacional Especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que possam promover a plena participação desses estudantes, considerando suas necessidades específicas.

Fotos: Jackson Rodrigues

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia