Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeito Rogério inaugura revitalização da Escola Municipal Paulo Freire e oitavo Laboratório Maker da rede municipal de ensino

Criado: Terça, 18 de Junho de 2024, 10h36 | Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2024, 10h36 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2024, 10h39

Reforma da unidade é realizada por meio do programa Escola Viva, que destina recursos para que diretores possam fazer pequenas melhorias de forma direta. Laboratório Maker introduz cultura da robótica em sala de aula

maker monicaO prefeito Rogério participou, na manhã desta segunda-feira (17/6), da entrega da revitalização da Escola Municipal Paulo Freire, que recebeu melhorias por meio do programa Escola Viva, que destina recursos para reformas diretamente para as unidades de ensino. Em seguida, foi inaugurado o Laboratório Maker na Escola Municipal Mônica de Castro, projeto inovador que incorpora elementos de robótica nas instituições de ensino.

“Sabemos do compromisso de cada diretor com suas escolas. Nos esforçamos para que a cada final de ano o programa Escola Viva possa ser realizado com muita transparência e responsabilidade. Pode ser a maior escola do mundo, se não tiver o conhecimento dos professores, daqueles que se dedicam com amor, carinho, responsabilidade pelas crianças, nada muda, nada acontece”, afirmou o prefeito Rogério.

A Escola Municipal Professor Paulo Freire foi revitalizada por meio do programa Escola Viva, que tem por objetivo transferir recursos financeiros às instituições educacionais, destinadas à realização de manutenção predial de forma direta, no âmbito do Programa de Autonomia Financeira da Instituição Educacional (Pafie).

Entre as obras realizadas na unidade estão a ampliação da calçada; reforma de uma sala de aula com substituição das janelas por vidro temperado; pintura do muro externo, das paredes internas do pátio de brincadeiras no chão e de portas e alambrados; construção do espaço da horta escolar com quatro canteiros e espaço para o parque infantil; instalação de pia na sala de convivência/professores e substituição da pia na cozinha.

A secretária municipal de Educação, Millene Baldy, discursou ressaltando que a educação em Goiânia tem se destacado no país, alcançando índices importantes de aferição de qualidade de ensino. “Goiânia é uma cidade que se tornou referência para o país. Estamos em terceiro lugar entre as capitais do país inteiro com o maior número de crianças alfabetizadas. É o trabalho nosso, da nossa capital, que estamos entregando para as famílias”, disse, pontuando a importância dos recursos destinados diretamente para as escolas realizarem melhorias.

O diretor da unidade, Glauter Morvan do Lago Castro, relatou a experiência no sistema educacional em outro estado da Federação e as dificuldades que encontrava no cotidiano. Ele também destacou a estrutura que encontrou em Goiânia e as motivações para continuar realizando o trabalho junto aos estudantes.

“Lá não tinha estrutura, a gente tinha que comprar o lanche se quisesse lanchar. Eu sabia que o modelo de escola que eu queria não era aquele. Isso é o que me motiva proporcionar para os estudantes uma escola colorida, uma escola bonita, uma escola digna, com tudo que vocês têm direito”, explicou. “É por esse motivo que eu estou aqui na função de diretor dessa unidade escolar, um filho de professora e um pescador do interior do Piauí que está dirigindo uma instituição de 559 alunos do município de Goiânia. Para mim é uma honra, porque eu honro não somente as minhas origens eu honro também os meus professores. Eu honro os meus colegas”, completou Glauter.

Laboratório Maker
Logo em seguida, o prefeito Rogério esteve na Escola Municipal Mônica de Castro, onde inaugurou o oitavo Laboratório Maker em unidades educacionais do município. O programa insere a cultura tecnológica do Maker dentro do processo de ensino-aprendizagem. O laboratório conta com computadores, rede de internet banda larga, rede lógica, televisão, quadro de ferramentas e mobiliário para as aulas no ambiente tecnológico.

“Sabemos do compromisso e da responsabilidade que temos de poder fazer com que haja o verdadeiro desenvolvimento tecnológico para as nossas crianças. A melhor forma de fazer isso é incluindo a tecnologia na educação. As parcerias são muito importantes para que isso possa acontecer”, disse o prefeito Rogério.

A secretária Millene Baldy falou sobre a importância de introduzir as crianças na tecnologia de forma segura e responsável. “Eu acho importante a gente poder ofertar uma tecnologia com educação. Para que se possa introduzir a tecnologia na vida da criança, mas de forma responsável, orientadas na escola. Esse é o objetivo do município e do prefeito Rogério”, afirmou.

A diretora da Escola Municipal Mônica de Castro, Eliane da Silva Souza Kaochhann, disse que a inauguração do laboratório foi uma grande conquista para a comunidade escolar. “Havia muito tempo a gente gostaria de ter esse laboratório, as crianças estão muito empolgadas e muito felizes. É algo que vem acrescentar nas escolas, no aprendizado das crianças, principalmente nas escolas de tempo integral. Eu estou muito feliz. É uma conquista memorável.”