Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeito Rogério entrega parquinho pedido por crianças de escola vencedora do Prêmio Leia

Criado: Quinta, 13 de Junho de 2024, 10h50 | Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2024, 10h50 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2024, 10h50

Goiânia tem seis escolas premiadas, e é o terceiro município do país, entre as capitais, com maior taxa de alfabetização de crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental

parquinhoO prefeito Rogério visitou, nesta segunda-feira (10/6), a Escola Municipal de Tempo Integral Santa Marta, na Colônia Santa Marta, para fazer a entrega de um parquinho que foi solicitado a ele pelas próprias crianças da unidade. O pedido havia sido feito durante outra visita do prefeito, quando a escola foi uma das seis de Goiânia que receberam o Prêmio Leia, do Governo de Goiás. A Secretaria Municipal de Educação (SME) adquiriu o presente, e o prefeito fez questão de ir pessoalmente realizar a entrega.

“Sabemos que estamos fazendo muito pela educação, mas ainda temos muito que fazer aqui e vamos fazer, não tenha dúvida. Inclusive, na semana passada, estávamos conversando com a secretária Milena [Educação] sobre essa comunidade, então, podem estar certos de que vamos colocar todo o nosso esforço para que possamos dar o melhor de dignidade tanto para vocês prestarem serviço à comunidade como para nossas crianças”, disse o prefeito Rogério aos servidores, ao agradecer a eles pelo emprenho, e pedir às crianças para que tenham cuidado durante as brincadeiras e que mantenham o parquinho conservado.

Diretora da escola, Luciana Duarte fez agradecimentos ao prefeito e ressaltou que o momento era de muita felicidade para as crianças. “É um momento muito feliz para todos vocês, que queriam muito o parquinho. Foi um presente mesmo para vocês, que vocês continuem estudando, se esforçando, para garantir que a gente tenha uma escola sempre feliz”, disse ela às crianças. Em agradecimento ao prefeito Rogério, a diretora o chamou de “prefeito amigo das crianças.”

Prêmio Leia
Seis escolas municipais de Goiânia foram vencedoras do Prêmio Leia 2023. No total, 150 unidades goianas foram reconhecidas pelo Programa AlfaMais Goiás e receberam R$ 80 mil cada. O prefeito Rogério destacou os avanços da educação municipal: “Esse prêmio confirma que estamos no caminho certo, graças à dedicação de nossos profissionais de educação”, disse, ao mencionar conquistas como o salto de 9ª para 4ª posição do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental.

As escolas de Goiânia premiadas foram: Santo Antônio (61º/Setor Asa Branca), Jaime Câmara (62º/Jardim Europa), Odília Mendes de Brito (73º/Setor Novo Planalto), Mônica de Castro Carneiro (132º/Jardim Novo Mundo, Professora Maria Camargo (142º/Jardim América) e Santa Marta (107º/Colônia Santa Marta). Essas instituições obtiveram os melhores resultados em Alfabetização no ano de 2023.

3º mais alfabetizado do país
Goiânia é o terceiro município do país, entre as capitais, com maior taxa de alfabetização de crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º anos afetadas pela pandemia. A capital goiana alcançou média 66,6, atrás apenas de Fortaleza (CE) e Curitiba (PR), que ficaram com 74,0 e 70,4, respectivamente. O ranking foi divulgado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), no final de maio.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, garantir que 100% das crianças do 2º ano do ensino fundamental saibam ler e escrever. Os números apresentados agora em 2024 refletem o desempenho de crianças de 6 e 7 anos que estudam na rede pública. Aderiram à iniciativa 100% dos estados e 99,8% dos municípios.

Secretaria de Comunicação (Secom) — Prefeitura de Goiânia