Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia inaugura mais duas salas de Recursos Multifuncionais nesta quarta-feira (12/6)

Criado: Quinta, 13 de Junho de 2024, 09h40 | Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2024, 09h40 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2024, 09h40

Prefeito Rogério destaca que já são 62 entregues, e que, até o final do ano, meta é serem mais de 100, para promover a inclusão na comunidade escolar de todas as regiões da capital

SRM2O prefeito Rogério inaugurou, nesta quarta-feira (12/6), duas salas de Recursos Multifuncionais (SRM), nas escolas municipais Francisco Bibiano de Carvalho (Setor Crimeia Oeste) e Maria Helena Batista Bretas (Setor Urias Magalhães). A primeira-dama Thelma Cruz participou, junto ao prefeito, das agendas nas duas unidades.

“Como vereador, tive a oportunidade de ser presidente da Comissão de Pessoas com Deficiência, e conheci de perto as necessidades de termos o apoio e fazermos a inclusão na área educacional. Então, quando nós assumimos a prefeitura, fui visitar uma das nossas escolas, e uma delas tinha a sala para alunos especiais multifuncional. Eu comecei a entender a dificuldade dessas crianças, desses pais que tinham que sair de uma região para outra onde a escola tinha essas salas. Então eu comecei a determinar que tivéssemos essas salas em todas as regiões. Ultrapassamos as 60 salas, e vamos chegar até o final do ano com mais de 100 entregues à nossa educação, fazendo a inclusão”, disse o prefeito Rogério, na escola Francisco Bibiano de Carvalho, no setor Crimeia Oeste.

As salas, entregues por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), são ambientes acessíveis, com carteiras adaptadas e itens pedagógicos essenciais ao processo de ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O atendimento complementar aos estudantes é realizado no contraturno escolar.

Com mais essas inaugurações, a prefeitura sobe para 62 o número de salas de Recursos Multifuncionais instaladas nas escolas e unidades de educação infantil. Em 2021, eram 27 salas, e a atual gestão assumiu o compromisso de ampliar o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

“Esse projeto vem dando certo, muitas escolas nossas já têm essas salas multifuncionais para alunos especiais, e também é muito gratificante participar desse momento, fazer essas entregas, fazer com que nossa educação seja realmente inclusiva”, afirmou o prefeito.

Nas salas podem ser atendidos estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA), síndromes, surdez/deficiência auditiva, surdocegueira, baixa-visão/cegueira, deficiência física, deficiência intelectual, deficiência múltipla, transtornos funcionais específicos, condutas típicas, altas habilidades e superdotação e outros.

“É a forma mais inclusiva que a gente consegue atender à necessidade educacional das crianças, mais pertinho ali das famílias, das regiões onde elas moram, próximo aos professores, para que a gente possa alcançar, dentro das potencialidades que as crianças têm, que elas consigam desenvolver as habilidades que têm mais dificuldades, para que as professoras e as famílias consigam fazer com que as crianças avancem e desenvolvam a parte educacional com mais possibilidades”, disse a gerente de Inclusão, Diversidade e Cidadania da SME, Lianna Marya Peixoto Gusmão.

Segundo ela, são uma média de 4,5 mil crianças com laudos identificados como público-alvo para essas salas. “Hoje nós estamos com quase 3 mil crianças já em pleno atendimento. Essa diferença que se percebe são crianças que, às vezes, não podem ir para a Sala de Recursos, não é que a gente não tenha ofertado, a gente oferta, mas às vezes a família não tem a disponibilidade de levar, ou a família às vezes não tem interesse”, explicou.

Escolas
Diretora da EM Francisco Bibiano de Carvalho, Fernanda Pereira de Sá Batista ressaltou a importância da Sala de Recursos Multifuncionais para a unidade. “Vai trazer para nós um diferencial muito grande, porque atendemos aqui mais de 14 estudantes, que são MES, e precisava muito dessa sala.”

Na EM Maria Helena Batista Bretas, a diretora Luciana Lemes Cordeiro fez agradecimentos a todos que colaboraram para a abertura da sala, que, segundo ela, representa um marco importante para a escola e também para as unidades da região do setor Urias Magalhães. “A criação dessa sala foi cuidadosamente planejada e equipada para oferecer suporte especializado e individualizado aos nossos estudantes e crianças com necessidades educacionais específicas. A inclusão é um princípio fundamental da nossa escola, da nossa rede municipal de educação de Goiânia. Que esta Sala de Recursos seja um espaço de muitas alegrias, aprendizados e realizações”, finalizou a diretora.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia