Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia oferece, em três anos, quase 50 mil vagas em cursos para profissionais da Educação

Criado: Quinta, 06 de Junho de 2024, 11h35 | Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2024, 11h35 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2024, 11h35

De 2021 a 2023, foram realizadas 93 edições voltadas a profissionais e também às famílias. Objetivo é trabalhar formação continuada e em contexto com servidores da área pedagógica e administrativa

50milCom o objetivo de aprimorar cada vez mais o ensino de qualidade da rede municipal de Educação, a Prefeitura de Goiânia investe na qualificação e capacitação dos seus profissionais. Por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em três anos, de 2021 a 2023, foram realizados 93 cursos e oferecidas 48,8 mil vagas.

Nos três anos, os cursos tiveram como público-alvo profissionais do quadro administrativo (auxiliares de atividades educativas, auxiliares de secretaria, secretários-gerais e agentes de apoio educacional), professores (pedagogos, professores de área, coordenadores, articuladores, diretores, apoios que acompanham as instituições) e famílias.

Além dos profissionais, em 2022, a SME iniciou, de forma inédita, formações específicas para famílias com estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentro do Projeto TEA – Escola Comum Inclusiva, os encontros tiveram como foco aproximar as famílias das unidades educacionais e melhorar a intervenção pedagógica, de acordo com a necessidade das crianças.

Todos os cursos foram coordenados pela Gerência de Formação dos Profissionais (Gerfor) da SME, e as ações realizadas com articulações e parcerias internas e externas para melhor atender às necessidades da rede. De acordo com o gerente da Gerfor, Elias Democh, as ações integram a Política de Formação da Secretaria.

“Os cursos têm como objetivo apoiar a valorização e a qualificação profissional dos docentes e técnicos-administrativos. O objetivo é trabalhar a formação continuada e em contexto com os profissionais da área pedagógica e administrativa, de forma a aprimorar os conhecimentos e oferecer um ensino de qualidade aos estudantes da rede”, afirma Elias.

2024
Em continuidade à Política de Formação, para 2024, a SME está oferecendo 10,3 mil vagas neste primeiro semestre. Os cursos são em formato presencial, a distância ou híbrido. Todas as informações dos cursos oferecidos para os profissionais da rede municipal de ensino encontram-se no site da SME Goiânia (sme.goiania.go.gov.br), na aba “Formação-inscrições abertas”.

Foto: Andréia Barra

Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) – Prefeitura de Goiânia