Página inicial > Institucional > Notícias > Educação participa do 24° ano de mobilização do 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Criado: Quinta, 06 de Junho de 2024, 11h20 | Publicado: Sexta, 17 de Maio de 2024, 11h20 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2024, 11h20

Iniciativa é realizada de forma intersetorial com o Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto Juvenil e da Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violência de Goiânia

18maioNeste sábado (18/05), das 8h às 12h, a Secretaria Municipal de Educação (SME) participa do Dia D, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Parque Lago das Rosas. A mobilização tem como tema “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”.

Na programação, apresentam-se os corais das escolas municipais Angelina Pucci Limongi, Marcos Antônio Dias Batista e o Circo Laheto, organização social conveniada com a Prefeitura de Goiânia. Participam da ação, representantes do executivo, legislativo, judiciário, da sociedade civil, público e privado.

O evento tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento às violências sexuais cometidas contra crianças e adolescentes. É realizada de forma intersetorial com o Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto Juvenil e da Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violência de Goiânia.

Durante o mês de maio, são realizadas várias ações de mobilização, sensibilização, informação e convocação de toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. O tema também faz parte da PPP (Propostas Político Pedagógicas) das escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) que, no decorrer do ano letivo, desenvolvem atividades de prevenção e enfrentamento das violências.

Data

Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data 18 de maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e já alcançou centenas de municípios do país. A SME atua, desde o ano de 2004, nas ações de prevenção a Violência Sexual e demais violências, com o uso de notificações para os órgãos competentes, a partir da violação de direitos das crianças e adolescentes, matriculadas nas unidades educacionais.

Secretaria Municipal de Educação- Prefeitura de Goiânia