Página inicial > Institucional > Notícias > Educação promove treinamento sobre Censo Escolar para diretores e servidores de 378 unidades de ensino

Criado: Quarta, 05 de Junho de 2024, 10h30 | Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2024, 10h30 | Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2024, 10h37

Objetivo do treinamento é alinhar e atualizar as orientações quanto ao preenchimento dos dados referentes à primeira etapa de coleta, que deve ser realizado a partir do dia 29 de maio

censoNa manhã desta segunda e terça-feira (27 e 28/05), a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza treinamento do Censo Escolar 2024, no auditório da Irradiação Espírita Cristã, no Setor Leste Vila Nova. A capacitação é voltada a diretores e servidores de 378 unidades educacionais responsáveis pelo lançamento dos dados na plataforma do Sistema Educacenso.

O objetivo do treinamento é alinhar e atualizar as orientações quanto ao preenchimento dos dados referentes à primeira etapa de coleta, que deve ser realizado a partir do dia 29 de maio. A primeira etapa do processo consiste no preenchimento da matrícula inicial com a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.

Os dados são lançados por meio do Sistema Educacenso, via internet, com acesso restrito pelo site http://censoescolar.inep.gov.br/censobasico em todo o território nacional. Até o dia 31 de julho, os gestores realizam a última etapa do lançamento.

Censo Escolar
O Censo Escolar é o instrumento oficial de coleta de informações e a mais importante pesquisa estatística da educação básica brasileira. É coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizado em colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de escolas públicas e privadas de todo o país.

As informações apuradas pela pesquisa subsidiam a aplicação das políticas públicas, programas governamentais e ações do Ministério da Educação. O Censo Escolar reúne informações sobre todas as etapas e modalidades de ensino da Educação Básica, compondo um quadro detalhado sobre matrículas, docentes, turmas, escolas, gestor escolar e profissional escolar em sala de aula do ensino regular, da educação especial, da educação de jovens e adultos e da educação profissional.

Fotos: Aline Cavalvanti

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia