Página inicial > Institucional > Notícias > Goiânia sedia o XX Encontro Estadual do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos

Criado: Terça, 04 de Junho de 2024, 09h40 | Publicado: Sábado, 01 de Junho de 2024, 09h33 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2024, 09h43

Capital recebe cidades do estado que oferecem a modalidade para discutir diretrizes. Encontro será espaço para refletir sobre metas e estratégias do Plano Nacional de Educação

EJAA Prefeitura de Goiânia apoiará, nos próximos dias 12 e 13 de junho, a realização do XX Encontro Estadual do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos. O tema será Educação, Democracia e Participação Popular — Goiás na Construção da Política Nacional de EJA. O evento será realizado na Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC-GO, no Setor Leste Universitário.

“Um dos compromissos da nossa gestão é garantir acesso à educação”, reitera o prefeito Rogério. A Rede Municipal oferece 54 escolas e 10 salas de extensão — que funcionam durante o dia — para EJA, abrigando 3.580 alunos.

O encontro será um espaço para refletir sobre as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação, fomentando a democracia e um maior acesso da classe trabalhadora à Educação Básica. Durante o evento, que é promovido pelo Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos, serão abordadas as ações dos Fóruns de EJA em todo o Brasil. A iniciativa também recebe o apoio da PUC Goiás, Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (SinteGO).

“Nossa EJA possui profissionais de alta categoria. Ganhamos o prêmio Paulo Freire em duas edições”, observa o representante da SME na organização do Fórum, Clemerson Elder Trindade Ramos.

Segundo Clemerson, uma das muitas histórias que espelham a qualidade da EJA de Goiânia é a da professora Sandra Almeida Ferreira Camargo. Ela foi alfabetizada na EJA de Goiânia quando trabalhava como auxiliar de limpeza na própria rede de ensino. Hoje, Sandra é doutora e professora coordenadora pedagógica na Escola Municipal de Tempo Integra Zevera Andrea Vecci. “O que me fez continuar a estudar e trabalhar foi o sonho de concluir os meus estudos e me tornar uma professora, ter formação para disputar um lugar no mercado de trabalho e sustentar minha família”, conta Sandra.

Foto: Andreia Barra