Página inicial > Institucional > Notícias > Cerca de 25 mil estudantes da rede municipal passam por avaliação oftalmológica gratuita nas unidades educacionais

Criado: Quinta, 02 de Maio de 2024, 15h03 | Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2024, 15h03 | Última atualização em Quinta, 02 de Maio de 2024, 15h03

Projeto Mais Visão Goiânia visa promover saúde ocular e proteger contra agravos, por meio da prevenção

maisvisãoDesde o início do mês, estudantes da rede municipal de Educação passam por avaliação oftalmológica pelo Projeto Mais Visão Goiânia, uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE). No total, serão avaliados cerca de 25 mil crianças e adolescentes, autorizados pelos pais ou responsáveis, que estejam matriculados nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

O Projeto Mais Visão Goiânia tem por objetivo promover a saúde ocular e proteger contra agravos, por meio da avaliação oftalmológica preventiva. A avaliação é feita em forma de triagem com os instrumentos Escala Optométrica (Snellen), tapa-olho e aparelho de avaliação oftalmológica computadorizado, emprestado pelo Instituto Hope.

Em seguida, os casos identificados de hipermetropia, miopia ou astigmatismo serão encaminhados para avaliações especializadas, no ônibus do Serviço Social do Comércio (SESC) ou nas unidades de saúde. As avaliações são realizadas nas unidades educacionais pelos apoios técnicos da Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação (SME), enfermeiras da Estratégia Saúde da Família e por professoras das salas de recursos multifuncionais (SRM), que receberam capacitação para a ação.

De acordo com gerente de Inclusão, Diversidade e Cidadania da SME, Lianna Gusmão, a iniciativa visa de forma preventiva impedir a evolução de doenças e melhorar o aprendizado e o aproveitamento escolar. “Dificuldades visuais podem levar a um desempenho escolar inferior. A visão clara é essencial para atividades como leitura, escrita e uso de computadores, que são parte integrante da educação moderna”, destaca.

PSE
O projeto Mais Visão Goiânia é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, que visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população escolar brasileira.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia