Página inicial > Institucional > Notícias > Educação atende mais de 200 alunos no Dia D da Saúde em escola de tempo integral

Criado: Segunda, 22 de Abril de 2024, 10h20 | Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 10h21 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2024, 10h41

Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Santa Marta passaram por avaliação de saúde bucal, acuidade visual e momentos de diversão com contação de história, músicas e atividades desportivas, nesta sexta-feira (19/4)

santa martaA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu na manhã desta sexta-feira (19/4) o Dia “D” da Saúde, na Escola Municipal de Tempo Integral Santa Marta. As 215 crianças que estudam na instituição de ensino passaram por avaliação de saúde bucal, acuidade visual e momentos de diversão com contação de história, músicas e atividades desportivas.

O Dia D é uma ação dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), instituído em 2007 pelo governo federal, que atua de forma permanente no cuidado com a educação e saúde, para o desenvolvimento de atividades dentro das unidades educacionais. São 14 ações previstas, que vão além da saúde bucal e ocular. Inclui também alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção da cultura de paz, verificação da situação vacinal, saúde sexual, prevenção das violências, prevenção das drogas, entre outros.

O evento na Escola Santa Marta contou com a presença da primeira-dama de Goiânia Thelma Cruz, da secretária municipal de Educação, professora Millene Baldy, e da coordenadora do curso de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Karolina Kelen Matias. A unidade está localizada no km 8 da rodovia GO – 403, que liga Goiânia a Senador Canedo.

Nas atividades envolvendo a saúde bucal, 60 estudantes do segundo período de Odontologia da PUC ensinaram sobre escovação, fizeram avaliação nas crianças e entregaram um kit contendo escova, pasta de dente e sabonete, fornecido pela empresa parceira Colgate.

escvoa 1 1024x621De acordo com a primeira-dama Thelma Cruz, é uma preocupação da gestão esse cuidado das pessoas, começando pelas crianças. “A Prefeitura se preocupa com a promoção de saúde dentro da instituição educacional, porque é dentro da escola que as crianças passam a maior parte do tempo. Por isso, é importante que elas sejam estimuladas a aprender sobre os cuidados que devem ter sobre a saúde bucal”, afirma.

Thelma Cruz destaca que outro cuidado que se deve ter nas unidades de ensino é em relação à visão das crianças. Daí a importância de a escola oferecer esse serviço com profissionais da oftalmologia. “Na consulta, a criança comenta se tem dificuldade de ler, fator que pode representar dificuldades na aprendizagem”, declara a primeira-dama.

A secretária Millene Baldy falou da importância do Programa Saúde na Escola. “Promover a saúde na escola é contemplar a família de forma significativa. Atender a criança significa atender a família e promover a saúde para hoje e para além. São mais de 190 escolas pactuadas no PSE, e a parceria da educação e saúde é um sucesso. Eu tenho a educação prevenindo e educando, e tenho a saúde prevenindo e cuidando também”, afirmou.

A coordenadora do curso de Odontologia da PUC, Karolina Kelen Matias, ressaltou que essa ação é resultado de outras iniciativas desenvolvidas em escolas. “A SME viu esse trabalho e pensou em promover as ações nesse dia de cuidado com a saúde. A PUC, com exame rápido de saúde bucal, verifica a necessidade de tratamento das crianças, apontando aquelas que precisam de atendimento com mais urgência”, explica.

Karolina Matias afirma que não é só implementar e reforçar os cuidados de saúde bucal, mas também encaminhar as crianças com problemas bucais para a Clínica Escola de Odontologia da PUC. “Essa parceria também tem um ganho para a aprendizagem dos nossos estudantes que estão em contato com a comunidade”, ressalta.

escova 1024x683

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia