Na manhã desta quarta-feira (3/4), cerca de 300 estudantes da Escola Municipal Bárbara de Souza Morais, localizada no Jardim Novo Mundo, foram os primeiros a receber a equipe do projeto. Os alunos do ensino fundamental, com idade entre 11 e 15 anos, participaram de uma palestra que abordou o funcionamento do Legislativo, as atribuições dos vereadores de Goiânia e tiveram a oportunidade de interagir com uma urna eletrônica em uma simulação de sessão eleitoral.

Durante esta semana, e até o dia 12 de abril, a ação continuará em mais oito escolas da rede municipal, incluindo a Virgínia Gomes Pereira, Odília Mendes de Brito, Presidente Vargas, Pedro Ciríaco de Oliveira, Engenheiro Robinho Martins Azevedo, Vicente Rodrigues do Prado, João Braz e Marcos Antônio Dias Batista.

Projeto Parlamento Jovem

O projeto, em sua quarta edição desde o seu lançamento em 2019, conta com o apoio da Justiça Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás. Após a palestra, serão selecionados estudantes como candidatos, os quais terão até o início de maio para realizar campanhas para a eleição. No dia 9 de maio serão realizadas as eleições nas escolas, onde serão escolhidos vereadores mirins, um menino e uma menina em cada instituição.

Nas etapas subsequentes do Parlamento Jovem, até o mês de junho, os estudantes eleitos participarão da diplomação no TRE, visitarão a Câmara Municipal, participarão de sessões plenárias e apresentarão e apreciarão projetos.

A diretora da EM Bárbara de Souza Morais, Lorena Silva Soares, destacou a importância do projeto para os estudantes compreenderem o significado da política. “Estamos em um ano eleitoral e tudo isso ajuda a compreender a democracia, as leis e a cidadania. Também desenvolve habilidades como oralidade, argumentação e liderança”, afirmou.

A estudante Isabella Cristina Pires Teixeira, de 10 anos, comentou sobre sua experiência após a palestra: “Eu não entendia nada de política. Com o que escutei aqui hoje, foi possível saber um pouco sobre direitos e a importância de entender as leis. A política pode melhorar as condições de vida da população e quem é eleito deve cuidar da cidade. Devemos pensar em quem vamos votar”.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia