Página inicial > Institucional > Notícias > Goiânia celebra o Dia Mundial da Água com intervenções artísticas e ações educativas de conscientização

Criado: Segunda, 25 de Março de 2024, 09h13 | Publicado: Segunda, 25 de Março de 2024, 09h13 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2024, 09h13

Arte na cidade destaca a importância da preservação dos recursos hídricos. Iniciativa foi marcada pelo lançamento da campanha "O mar começa aqui"

eventomundialdaáguaNo Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22/3), a Prefeitura de Goiânia promove intervenções artísticas e ações educativas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com os recursos hídricos. A iniciativa foi marcada pelo lançamento da campanha “O mar começa aqui”, no Campo do Muranga, na Vila Redenção.

Durante o evento, foram realizadas intervenções artísticas em diversos pontos da cidade, como bocas de lobo e bueiros, contando com a colaboração de artistas visuais e muralistas. A ação, promovida pelo Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU-GYN), contou com a participação do prefeito Rogério Cruz no lançamento da campanha. Inicialmente, foram transformados oito pontos na cidade, mas espera-se que mais de 50 locais sejam beneficiados ao longo do ano.

“O principal objetivo dessas intervenções é destacar a relevância da água e conscientizar os moradores de Goiânia sobre a importância de descartar corretamente os resíduos sólidos, evitando obstruções nos sistemas de escoamento de água, que podem causar alagamentos e poluição dos recursos hídricos”, afirma o prefeito Rogério Cruz.

Sustentabilidade
Durante o evento, o prefeito celebrou a conquista de Goiânia pela segunda colocação entre as cidades mais sustentáveis do Centro-Oeste, de acordo com o ranking da Bright Cities 2024.

“Acabo de receber a notícia de que Goiânia foi premiada como a segunda cidade mais sustentável da região Centro-Oeste. Este reconhecimento reflete nosso compromisso em construir uma cidade sustentável e mostra que estamos no caminho certo. Goiânia tem muitos recursos hídricos e estamos trabalhando para garantir a sustentabilidade em toda a cidade.”

A campanha “O mar começa aqui” recebeu o apoio de diversas entidades, incluindo a Agência de Regulação de Goiânia (AR), Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Secretaria Municipal de Educação (SME), que irá abordar o tema com os alunos da educação infantil e do ensino fundamental em sala de aula.

A ação foi inspirada em uma iniciativa lançada em Portugal, através do movimento das Ecoescolas, e tem se expandido pelo mundo. “As intervenções artísticas que realizamos no Dia Mundial da Água demonstram o vasto benefício da arte de rua, não apenas para os artistas, mas também para o ambiente urbano como um todo. Ao transformar as ruas em espaços de conscientização dos recursos hídricos, essas intervenções artísticas contribuem para a criação de uma cidade mais acolhedora e inspiradora” disse Hermerson Joka, artista visual que participa da celebração.

Sobre o PDDU-GYN
O Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU-GYN) é resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), a Agência de Regulação de Goiânia (AR) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Este convênio visa desenvolver uma série de estudos técnico-científicos que fundamentam a elaboração de propostas para o planejamento urbano em relação ao sistema de drenagem de águas pluviais do município.

O PDDU-GYN tem como objetivo planejar e assegurar o funcionamento adequado do sistema de drenagem, integrado aos demais serviços de saneamento básico, em conformidade com as legislações e normas técnicas, priorizando o planejamento urbano sustentável, a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente, com uma visão de longo prazo de 30 anos.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia