Página inicial > Institucional > Notícias > Dia Internacional da Síndrome de Down: Prefeitura de Goiânia promove inclusão e desenvolvimento com Projeto Alfadown

Criado: Quinta, 21 de Março de 2024, 16h04 | Publicado: Quinta, 21 de Março de 2024, 16h04 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 16h04

Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza atendimento educacional especializado de crianças, jovens e adultos com síndrome de Down, matriculados na rede municipal de ensino, em parceria com PUC Goiás

WhatsApp Image 2024 03 21 at 09.44.51A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), destaca, neste Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3), uma de suas principais ações de inclusão e desenvolvimento. O Projeto Alfadown, realizado por meio do Programa em Referência e Inclusão Social (PRIS), em parceria com a PUC Goiás, é dedicado ao suporte de estudantes (a partir de 7 anos), jovens e adultos com Síndrome de Down.

As ações do Alfadown focam na alfabetização, letramento e no desenvolvimento de habilidades sociais. Há também o Projeto Aprender a Pensar (PAP), que visa promover autonomia e competências socioemocionais em crianças e jovens com diferentes necessidades educacionais.

As atividades do Alfadown são realizadas com educandos e voluntários todas as terças-feiras, das 14h30 às 16h30, na Escola de Formação de Professores e Humanidades, da PUC Goiás. O projeto é aberto para toda comunidade. Neste ano, por meio do Alfadown Itinerante, as equipes estarão presentes nas escolas desenvolvendo ações como: rodas de conversa, oficinas, vivências de múltiplas linguagens, jogos cooperativos, contação de histórias e cine debate, dentre outras iniciativas.

A parceria foi firmada em 2017 e faz parte do Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS), para atender estudantes com síndrome de Down matriculados na rede municipal, crianças e adolescentes que apresentam dificuldades no desenvolvimento e interação social.

“A inclusão é um caminho que trilhamos juntos, fortalecendo os laços de uma sociedade mais justa e acolhedora. Outro feito que alcançamos foi que, de 2021 a 2023, o número de salas instaladas nas unidades de Educação Infantil, que oferecem Atendimento Educacional Especializado, aumentou mais de 100%. Seguimos construindo uma Goiânia cada vez mais inclusiva e solidária”, afirma o prefeito Rogério.

“Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, a SME e a Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania se unem para comemorar e reconhecer a importância dessa data. É um momento de celebrar os avanços na inclusão e reafirmar o compromisso com a promoção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora”, destaca o secretário municipal de Educação, Rodrigo Caldas.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia