Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura e Cargill lançam Projeto Escola Verde em Goiânia

Prefeitura e Cargill lançam Projeto Escola Verde em Goiânia

Criado: Quarta, 13 de Março de 2024, 12h02 | Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 12h02 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 12h02

Cinco escolas farão coleta seletiva e valores arrecadados com a venda serão revertidos em renda para as unidades. Objetivo é motivar os estudantes a separarem descartes recicláveis como plástico flexível, PET, papel, alumínio e papelão

cargillA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e em parceria com a empresa Cargill, lançaram na manhã desta sexta-feira (23/2), no K Hotel, o Projeto Escola Verde. Cinco escolas selecionadas farão coleta seletiva de resíduos sólidos e os valores arrecadados com a venda desses materiais serão revertidos em renda para as instituições de ensino.

O Projeto prevê a instalação de uma estrutura pré-moldada de coleta nas escolas participantes. O objetivo é motivar os estudantes a separarem descartes como plástico flexível, PET, papel, alumínio e papelão, que serão transformados em outros materiais. Estudantes, pais, professores e a comunidade escolar levam os resíduos para a instituição, que serão comprados por uma empresa parceira. Ações como gincanas, oficinas e outros momentos serão realizados para engajamento da comunidade.

De acordo com Milene Baldy Braga, secretária executiva da SME, a ideia é sensacional. “O meio ambiente faz parte da nossa vida e do nosso cotidiano e muitas vezes não lembramos de métodos para destinar os resíduos. É muito importante a criança já aprender desde pequena que o lixo não precisa ser descartado e essa ideia irá se estender na cabeça dos pais e das famílias”, ressaltou.

Projeto de 2022

Lady Jane Ferreira, coordenadora de comunicação e responsabilidade social da Divisão de Alimentos da empresa na América do Sul, explicou que, em Goiânia, a ideia de desenvolver um projeto de reciclagem pela empresa começou em 2022. “Tínhamos um projeto de troca de recicláveis por pontuações em aplicativo. Depois, o projeto foi para dentro da empresa e foi crescendo a ideia de levar o conceito de reciclagem às escolas, de forma a contribuir para a formação de adultos conscientes da nossa responsabilidade com o planeta”, disse.

Ampara Barros, Gerente de Inovação, Captação e Projetos Especiais da SME, falou da importância em ter a Cargill como parceira. “A Educação de Goiânia já tem projetos relacionados à Educação Ambiental, como na Vila Ambiental e Zoológico. A iniciativa agrega no que já vem sendo trabalhado e facilita o acesso aos meios de reciclagem e conscientização ambiental. Queremos ter mais projetos em parceria com a empresa”, destacou.

As unidades educacionais selecionadas para participar do projeto piloto são as escolas Bárbara de Souza Morais, José Alves Vila Nova, Renascer, Professora Dalísia Elizabeth Martins Dolles e Professor Paulo Freire.

Empresa

A Cargill tem 150 anos e está presente em 175 países, no ramo da agricultura, alimentos e nutrição. Desde 2017, firmou compromissos ambientais com a ONU, como o de reduzir em até 10% as emissões de gases de efeito estufa em suas operações até 2025, eliminar as cadeias de desmatamento até 2030, entre outras ações.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia