Goiânia aplica redação diagnóstica para 55 mil estudantes do Ensino Fundamental nesta terça-feira (20/2)
Projeto “Produção de Texto em Rede" visa acompanhar as aprendizagens de escrita e leitura dos estudantes matriculados no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Serão quatro produções oficiais ao longo do ano
Cerca de 55 mil estudantes das escolas municipais de Goiânia realizam, nesta terça-feira (20/2), durante o horário de aula, redação diagnóstica do Projeto “Produção de Texto em Rede”. A ação inédita da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), tem o objetivo de acompanhar as aprendizagens de escrita e leitura dos estudantes matriculados no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O objetivo da ação é possibilitar que os estudantes produzam textos coerentes, coesos e bem elaborados com diferentes temas e gêneros textuais, expressando-se de forma crítica, autônoma e criativa. Durante os três turnos, estudantes do Ensino Fundamental de 3° ao 9° ano e da EJA de 2° período ao 6° período realizam a produção dos textos. As produções serão analisadas e corrigidas por uma equipe de professores corretores da rede, de língua portuguesa e pedagogia. Serão quatro produções oficiais ao longo do ano, uma por bimestre.
De acordo com o superintendente pedagógico da SME, Marcelo Ferreira, o projeto será realizado em colaboração com professores e gestores das unidades educacionais. “Os dados sistematizados após a correção possibilitarão propor intervenções de maneira a atender as necessidades de aprendizagens dos estudantes em relação à prática da escrita”, destaca.
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia