Página inicial > Institucional > Notícias > Programa de Mediação de Conflitos da Secretaria Municipal de Educação atende mais de 8 mil servidores e estudantes

Criado: Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 10h03 | Publicado: Segunda, 15 de Janeiro de 2024, 10h03 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 10h03

Comissão é formada por 15 professores que atuam no fortalecimento de vínculos e prevenção à violência no contexto escolar, com círculos de justiça restaurativa e construção de paz, assembleias e mediação

mediacao de conflitosO Programa Educacional de Mediação de Conflitos da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou mais de oito mil atendimentos em 2023. Com círculos de construção de paz, assembleias e mediações, a ação tem como foco fortalecer vínculos nas relações interpessoais e prevenir a violência no contexto escolar, nas relações humanas, dos profissionais da área da educação, a fim de instituir a cultura da paz como forma de positivar os conflitos. A equipe é formada por 15 professores com formação técnica específica, oferecida pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). Preparados para ouvir todos os estudantes, servidores e familiares que queiram compartilhar seus sentimentos e necessidades, os profissionais da Comissão de Mediação de Conflitos atenderam 8087 pessoas ao longo do ano nas unidades administrativas e educacionais.

O programa utiliza quatro metodologias que contribuem com o desenvolvimento das habilidades da comunicação mais compassiva, que são círculos de justiça restaurativa e construção de paz em parceria com o TJ-GO, assembleias educacionais, mediação entre pares, conversas sobre comunicação não violenta, e ainda, realiza a implantação de Núcleo de Mediação na escola e oferece formação em diálogo, escuta e mediação em parceria com a Gerência de Formação da SME aos profissionais da educação.

As metodologias de trabalho utilizadas pela equipe buscam fortalecer a cultura do diálogo respeitoso no ambiente escolar e os vínculos nas relações interpessoais. “É um privilégio realizar esse trabalho, toda a equipe se sente bem e feliz, pois é uma via de mão dupla. Quando proporcionamos o bem-estar ao outro, consequentemente recebemos”, diz a coordenadora da Comissão de Mediação Educacional da SME, Clédia Maria Pereira.

A equipe trabalha com os princípios da voluntariedade, confidencialidade e imparcialidade. É importante ressaltar que colocar em prática tais ações e inseri-las na cultura escolar ou de trabalho é um processo que possibilita mudanças significativas em todos os âmbitos do cotidiano escolar e administrativo, sendo necessário o comprometimento dos envolvidos.

Comissão
A Comissão de Mediação Educacional foi instituída em 2017 de forma a fortalecer uma cultura de paz e diálogo em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Os trabalhos são desenvolvidos diretamente nas instituições, por meio de diferentes metodologias, como Assembleias Educacionais, Núcleos de Mediação, Círculos de Construção de Paz e o Protagonismo Estudantil.

A comunidade escolar pode solicitar o atendimento pelo e-mail mediarsme@gmail.com. Após o contato inicial, a equipe avalia quais as ações necessárias, como por exemplo, uma assembleia ou círculo de paz.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia