Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia homenageia estudantes e professores destaques da rede municipal

Criado: Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 12h30 | Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 12h30 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 12h30

Solenidade reuniu 1.204 estudantes e representantes das escolas que registraram as maiores notas no Sistema de Avaliação Educacional de Goiânia (Saegyn). Prefeito Rogério reforçou esforços do ano letivo. “2023 foi um ano de muitos desafios, mas trabalhamos incansavelmente para oferecer um ensino de qualidade a todos matriculados na Rede Municipal de Educação

premiaçãodestaqueO prefeito Rogério Cruz homenageou na manhã desta segunda-feira (18/12), em solenidade no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Jardim Mariliza, os alunos destaque de 2023, bem como as escolas com maiores notas no Sistema de Avaliação Educacional de Goiânia (Saegyn). Ao todo, 1.204 estudantes da Rede Municipal de Educação foram condecorados após apresentação do Coral Vozes em Canto, que é composto por 400 alunos de oito escolas do município.

O prefeito Rogério parabenizou os homenageados e as instituições de ensino, além de agradecer aos servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME) pela dedicação e pelo trabalho realizado neste ano. “2023 foi um ano de muitos desafios, mas trabalhamos incansavelmente para oferecer um ensino de qualidade a todos matriculados na Rede Municipal de Educação”, pontuou o prefeito Rogério, ao destacar o empenho dos professores. “O próximo ano trará novos desafios, mas sabemos que com todos vocês da comunidade escolar, o sucesso será alcançado”, afirmou.

Rogério acrescentou também que essa homenagem é uma forma de reconhecer e incentivar a todos, principalmente os alunos e professores. “Vocês têm se empenhado para construir um ensino de qualidade e esse reconhecimento é merecido”, disse o prefeito, ao desejar “paz, luz e prosperidade em 2024, que será um ano de grandes desafios”, concluiu o prefeito.

No evento, foram homenageados 1.204 estudantes que foram destaque no ano letivo de 2023 no Projeto Alfabetização em Foco (1° e 2° anos), no Exame Bimestral do Ensino Fundamental (EBEF – 3° a 9° anos) e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). No segundo momento, houve também a premiação de “Escolas Destaque 2023”, que foi concedida a instituições que obtiveram os melhores resultados na avaliação semestral/alfabetização em foco e EBEF.

O titular da SME, Rodrigo Caldas, fez questão de enfatizar a atenção dada às demandas de inclusão na área da Educação em Goiânia. “O prefeito Rogério pediu para ampliarmos as salas multifuncionais, que hoje já estamos com 54 e a nossa meta é chegar a 100 até o fim de 2024”, enumerou o secretário, ao lembrar que a Capital conta com dois Centros Municipais de Apoio à Inclusão (Cmais). Ao encerrar o discurso, Caldas revelou que para o próximo ano pretende dobrar o número de homenageados. “Outros alunos gostariam e mereciam estar aqui também. Vamos trabalhar nessa ampliação”, contou.

Já o superintendente Pedagógico da SME, Marcelo Ferreira de Oliveira, falou a felicidade reconhecer a dedicação de todos envolvidos com a Educação de Goiânia, sobretudo, do prefeito Rogério. “Há três anos apenas 40% dos alunos liam e escreviam com autonomia. Hoje, prefeito, na sua gestão, nós garantimos uma alfabetização efetiva. As nossas crianças estão lendo e escrevendo com autonomia”, sublinhou Marcelo.

Destaques
Destaque na categoria EJA, a aluna Euripa de Jesus, de 76 anos, revelou ter dificuldade em transmitir a satisfação em poder ler e escrever depois dos 70 anos. “Agradeço imensamente a minha filha por ter me incentivado, porque eu achava que com a minha idade não era possível e nem que existia sala aula para mim. Estou muito feliz com esse reconhecimento da Secretaria de Educação”, disse.

Já a estudante Ana Luiza, de 10 anos, que completou o 5º ano na Escola Municipal Eva Vieira de Almeida, na Vila Alvorada, contou ter dedicado bastante para se tornar aluna destaque. “Desde o início do ano disse que estava determinada a ser aluna destaque. Estudei muito, me esforcei e consegui”, concluiu a aluna.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia