Página inicial > Institucional > Notícias > Secretaria Municipal de Educação incentiva prevenção às violências dentro do Programa Saúde na Escola (PSE)

Criado: Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 12h04 | Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 12h04 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 12h06

Estudantes do Setor Santos Dumont apresentaram projeto contra bullying durante VIII Mostra do PSE e escola estimulou protagonismo juvenil dos jovens

psebullingA Escola Municipal D. Angelina Pucci Limongi, do Setor Santos Dumont, foi uma das sete instituições educacionais que apresentaram projeto na VIII Mostra das Experiências Exitosas do Programa Saúde na Escola (PSE), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME). O trabalho “Eu cuido de você” incentivou o protagonismo juvenil dos estudantes e discutiu o preconceito e o bullying dentro da escola.

A ação envolveu os estudantes do sétimo ano, que desenvolveram o projeto junto a turmas do sexto e oitavo ano, totalizando 200 adolescentes envolvidos. Willian Pedro Leite Silva, 13 anos, um dos idealizadores, relatou que viu na escola algumas situações que o incomodavam.

“Houve diversos casos de violência e bullying na escola e eu não me sentia confortável. Uma vez vi um caso de racismo no recreio e um estudante se recusou a brincar por causa de cor de pele. Eu gosto da escola e aquilo me chateava. Eu queria fazer algo sobre o assunto. Comentei com a colega Anna Luyza e procuramos a diretora para saber se tinha um projeto disponível para combater o bullying”, ressaltou o estudante.

Anna Luyza Tolentino Ribeiro, 13 anos, afirmou que o clima da escola mudou após o projeto. “A partir da grande incidência do bullying, nós tivemos a iniciativa de mudar a realidade. Sentamos com duas professoras e definimos usar o método de seminários, dinâmicas, debates, confecção de murais. Assim, foi possível conscientizar os colegas que um simples apelido já incomoda e que o bullying representa um crime”, comentou.

A diretora da Escola Municipal D. Angelina Pucci Limongi, Ana Geralda dos Santos, ficou orgulhosa com o projeto. “Tudo partiu do protagonismo dos estudantes e a instituição orientou e incentivou. Colocamos caixinha de sugestões e ajudamos como seriam as ações. O projeto cresceu e vimos resultados. No próximo ano, outra turma será protagonista e multiplicará as ações”, afirmou.

PSE

O PSE foi instituído em 2007 pelo Governo Federal. É uma política intersetorial da Saúde e da Educação, voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira. São doze eixos principais do Programa: combate ao mosquito Aedes Aegypti, promoção da segurança alimentar e nutricional, direito sexual e reprodutivo, prevenção às violências, prevenção ao uso de drogas, promoção da cultura de paz, verificação da situação vacinal, promoção de práticas corporais saudáveis, dentre outras ações.

Em 2023, as secretarias municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS) de Goiânia pactuaram 197 instituições, dentre elas escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs) beneficiando 74.708 crianças/estudantes da Educação Básica (das redes de ensino municipal, estadual e federal), além de gestores e profissionais da saúde e da educação e a comunidade escolar.

A educação municipal apresentou sete trabalhos na VIII Mostra das Experiências Exitosas do Programa Saúde na Escola (PSE), nos dias 7, 8, 12 e 13/12. Outros trabalhos, além do bullying, envolveram a saúde bucal, alimentação saudável, prevenção ao racismo, entre outros.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia