Página inicial > Institucional > Notícias > “Trabalhamos para entregar mais escolas como esta, com alto padrão de estrutura e ensino”, afirma Rogério Cruz na inauguração da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Marlei Garcia, na Vila Monticelli, nesta quarta-feira (31/05)

Criado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 09h01 | Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 06h01 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 09h01

Unidade de tempo integral conta com sala de informática, biblioteca, nove banheiros entre o térreo e o 2º andar, Sala de Recurso Multifuncional, Laboratório Maker, piscina, e possui capacidade para atender 340 crianças. Desde o início do ano letivo, foram criadas mais de 2 mil vagas para Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e mais de 3 mil para pré-escola em Goiânia

escola marleiO prefeito Rogério Cruz destacou que a administração trabalha para inaugurar mais escolas com alto padrão de estrutura e ensino, na manhã desta quarta-feira (31/05), durante inauguração da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Marlei Garcia, na Vila Monticelli. A unidade conta com sala de informática, biblioteca, nove banheiros entre o térreo e o 2º andar, Sala de Recurso Multifuncional, Laboratório Maker, piscina, e possui capacidade para atender 340 crianças.

“Nós recuperamos essa escola, abrimos mais espaço para as nossas crianças com um serviço de qualidade. O nosso desejo é esse, cada dia abrir mais escolas como essa para reduzir o déficit no número de vagas”, disse Rogério Cruz.

Desde o início do ano letivo, foram criadas mais de 2 mil vagas para Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e mais de 3 mil para pré-escola. “A implantação de novos Cmeis e escolas amplia o atendimento para a educação infantil e ensino fundamental, e garante educação pública moderna e de qualidade para nossas crianças”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, observou que o município tem avançado na oferta de vagas em escolas de tempo integral. “Nós conseguimos aumentar em um terço nossas escolas em tempo integral nos últimos dois anos. Nós tínhamos 35 unidades em tempo integral no início da atual gestão, e estamos inaugurando agora a 47ª escola em tempo integral do município”, disse.

Segundo Bessa, as matrículas para a nova unidade estarão abertas a partir do mês de agosto. “A proposta pedagógica é maravilhosa e temos uma ótima estrutura para receber nossas crianças”, ressaltou. A escola conta com 13 salas de aula, sendo que quatro delas têm banheiros, sete salas de departamento administrativo, sala de informática, biblioteca, nove banheiros entre o térreo e o 2º andar, Sala de Recurso Multifuncional, Laboratório Maker, sala de dança, judô, piscina, além de auditório e cozinha.

O secretário municipal de Infraestrutura (Seinfra), Denes Pereira, destacou a importância da educação na administração pública e os investimentos do município no setor. “Não é clichê dizer que a educação é a engrenagem mais importante em qualquer gestão. Essa é a realidade do mundo, qualquer nação desenvolvida investiu em educação. E em Goiânia o prefeito Rogério Cruz está investindo muito por meio do Goiânia Adiante no futuro das nossas crianças”, disse, em referência ao programa municipal que irá investir R$ 1,7 bilhões em obras na capital.

A vereadora Sabrina Garcez destacou a evolução que o ensino de Goiânia tem experimentado. “As transformações que a gente vê são fantásticas. Quando a gente vai na escola, notamos o comprometimento com a comunidade escolar, com as crianças. Antes, as diretoras me chamavam no canto para apontar problemas. Hoje, quando entramos em qualquer unidade escolar, o que nós vemos é justamente o contrário. Portas abertas para entender as demandas da rede, dos educadores e servidores e, principalmente, das famílias e crianças. Se hoje nós temos uma educação de referência, é em função desse trabalho”, disse.

A diretora da unidade, Maria dos Reis, explica que no local funcionava outra escola que estava com as obras paradas. A gestão do prefeito Rogério Cruz retornou essa escola para onde funcionava anteriormente e deu continuidade às obras. “O secretário Bessa, com muita boa vontade, decidiu criar uma nova escola de tempo integral”, avaliou. A professora Rosemary Valentina, por sua vez, se disse ansiosa para o início das aulas. “Vai ser muito prazeroso estar junto com essas crianças. É de coração, é muito amor. Professora tem isso, já vem dentro de si com essa vontade de mostrar o mundo lúdico para as crianças”, disse.

Participaram da inauguração os secretários Danilo Viana (Esporte), Cida Garcez (Direitos Humanos) e Paulo da Farmácia (Inovação, Ciência e Tecnologia), além do presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Tarcísio Abreu.