Prefeitura de Goiânia promove IV Encontro das famílias de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na próxima terça-feira (20/06)
Ação formativa tem como objetivo acolher e atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculadas nas escolas e unidades de ensino infantil da capital. Inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria Municipal de Educação (https://sme.goiania.go.gov.br)
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza, na terça-feira (20/06), às 08h, o encontro “Possibilidades e estratégias para desenvolver a atenção da criança com TEA”, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME). Esta é a quarta formação do ano voltada aos pais e familiares que têm crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas nas unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental da capital.
O encontro visa promover a inclusão e integra a Política Nacional de Educação Especial. O objetivo é acolher e atender em suas especificidades às crianças e estudantes, dentro do Projeto TEA – Escola Comum Inclusiva. Desde 2022, a gestão municipal oferece, de maneira inédita, formações para pais e responsáveis de crianças diagnosticadas com autismo. As inscrições estão abertas para as famílias pelo site da SME https://sme.goiania.go.gov.br/site/, no banner que fica na parte superior com mais informações sobre o evento, até o momento do encontro.
TEA na SME
Em 2022, ao todo, entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, a rede municipal de Educação atendeu 1.121 estudantes com TEA. Além do ensino nas unidades educacionais, é oferecido às famílias o atendimento no contraturno, em dois Centros Municipais de Apoio à Inclusão (Cmai), nas 52 salas de recursos multifuncionais instaladas nas unidades de ensino, além das instituições conveniadas de ensino especial.
Em 2022, foram oferecidos cursos para professores, gestores e funcionários do quadro administrativo que atuam nas unidades educacionais de ensino e equipes internas de apoio pedagógico.
“Foram 13.300 profissionais formados em 2022 e o nosso desejo era trazer as famílias. E aqui estamos para promover uma educação cooperativa, ampliar o diálogo e trocar experiências”, ressaltou o gerente de formação dos profissionais da Educação da SME, Elias Antônio Democh.
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia