Página inicial > Institucional > Notícias > Goiânia Adiante: Rogério Cruz inaugura Centro de Educação Infantil Bezerra de Menezes, no Residencial Sonho Dourado, e chega a nove unidades de ensino entregues na atual gestão

Criado: Segunda, 08 de Maio de 2023, 10h12 | Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 07h12 | Última atualização em Segunda, 08 de Maio de 2023, 10h12

Com programa de investimentos, Prefeitura de Goiânia amplia rede de ensino, retoma e constrói 36 unidades educacionais. “Objetivo é concluir mandato com déficit histórico zerado”, diz prefeito. Instituição expande atendimento a crianças de 06 meses a 05 anos de idade na Região Leste da capital, com 200 vagas (100 para período matutino, e 100 para vespertino)

cei bezerra de menezesO prefeito Rogério Cruz inaugurou, na manhã desta sexta-feira (28/04), o Centro de Educação Infantil (CEI) Bezerra de Menezes, no Residencial Sonho Dourado, Região Leste da capital. A instituição atenderá 200 crianças (100 vagas para período matutino, e 100 para vespertino), na faixa etária de 06 meses a 05 anos de idade. Trata-se de mais uma ação do Programa Goiânia Adiante. A obra é resultado de parceria entre secretarias municipais de Educação (SME) e Infraestrutura (Seinfra).

“Objetivo é concluir o mandato com o déficit histórico de vagas na educação zerado. Essa é a nona unidade entregue por nossa gestão, e com o Programa Goiânia Adiante muitas obras que foram iniciadas há mais de 15 anos já começaram a ser retomadas”, afirmou o prefeito, ao detalhar que serão construídos 36 novos Cmeis.

Rogério Cruz lembrou que a Prefeitura de Goiânia investiu, nos últimos dois anos, R$ 64 milhões na reforma de unidades de ensino municipais. “Além das melhorias estruturais, as intervenções garantem a ampliação do número de vagas, mais segurança e refletem na qualidade do ensino”, assegurou.

Ampliação de vagas

O secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, explicou que cerca de 60 crianças estavam na fila de espera, na região, e serão atendidas no CEI Bezerra de Menezes.

“Geramos cerca de 3 mil vagas somente na educação infantil, desde 2021, e fizemos um acréscimo de vagas na pré-escola, para atender às crianças de 04 e 05 anos. Esse esforço representou 5 mil vagas, e com a entrega das 32 unidades, com o programa Goiânia Adiante, vamos zerar o déficit histórico”, destacou Wellington Bessa.

Ainda de acordo com titular da SME, duas novas unidades devem ser concluídas e entregues neste semestre. “Temos ainda duas obras sendo retomadas atualmente, os Cmeis Santa Helena e Barravento. E devem ser entregues à população no prazo de 90 dias, totalizando quatro novas unidades”, detalhou Bessa.

Parceria
A diretora do CEI, Carla Kristina de Menezes, falou sobre a parceria entre a SME e o Centro Espírita Raio de Luz. “É uma honra contribuir para que nossas crianças sejam contempladas com uma educação de qualidade, construindo, assim, a base de um futuro melhor”, assinalou. Já o presidente do Centro Espírita Raio de Luz, José Robson, elogiou a equipe da SME. “Estamos reunidos com a prefeitura no propósito de servir à comunidade”, pontuou.

Dinamaria Freire, que é mãe de Lara Beatriz, de 02 anos, tenta vaga para a filha desde ano passado e conta que está muito satisfeita com a inauguração do CEI Bezerra de Menezes. “Sempre busquei uma oportunidade como essa. Nós moramos nessa rua, então será muito bom que ela estude aqui, enquanto eu trabalho”, destaca.

Participaram do evento, dentre outras autoridades, os vereadores Anselmo Pereira, Igor Franco e Raphael da Saúde, os secretários municipais Denes Pereira (Seinfra), Cida Garcêz (Direitos Humanos e Políticas Afirmativas), Hudson Novaes (Agência de Regulação), Pablo Rezende (Liquidante Compav), Gustavo Cruvinel (Controlador-Geral do Município), Alisson Borges (Comurg), comandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM), Wellington Paranhos, presidente da Federação Espírita do Estado de Goiás, Márcia Maria Ramos e fundadora do Centro Espírita e do CEI Bezerra de Menezes, Vovó Magali.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia