Página inicial > Institucional > Notícias > Escolas municipais e Cmeis passam a contar com detectores portáteis de metais, a partir desta terça-feira (02/05)

Criado: Quarta, 03 de Maio de 2023, 10h47 | Publicado: Terça, 02 de Maio de 2023, 10h47 | Última atualização em Quinta, 04 de Maio de 2023, 08h28

Medida é adotada pela Prefeitura de Goiânia para aumentar segurança da comunidade escolar. Com implantação do dispositivo, uso de mochilas está autorizado. Secretário municipal de Educação, Wellington Bessa destaca demais ações, como instalação de concertina e câmeras de monitoramento. “Vivemos momento difícil com relação à segurança, uma discussão nacional e até internacional, e, diante dessa necessidade, destinamos recursos específicos para as unidades adquirirem esses equipamentos”, diz

detector de metalEscolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da Prefeitura de Goiânia iniciam, nesta semana, o uso de detectores portáteis de metais. A medida, adotada pela gestão do prefeito Rogério Cruz, visa garantir segurança da comunidade escolar, além de se constituir em alternativa para a retomada do uso de mochilas.

Nesta terça-feira (02/05), o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, recepcionou os estudantes e acompanhou o uso dos dispositivos de segurança na Escola Municipal Bom Jesus, localizada no Jardim Novo Mundo. A unidade educacional, bem como todas as outras 370 instituições da rede municipal de ensino, recebeu recursos para a aquisição dos detectores.

“Sabemos que vivemos um momento difícil com relação à segurança, uma discussão nacional e até internacional, e, diante dessa necessidade, destinamos recursos específicos para as unidades adquirirem esses equipamentos. Todas as unidades já receberam esse recurso, assim como outros recursos destinados à instalação de concertina, cerca elétrica, aumento de muros e câmeras de monitoramento. Tudo para que a gente possa aumentar a segurança dentro das nossas escolas”, ressalta o secretário.

Segundo ele, embora a Prefeitura de Goiânia esteja atenta para evitar a violência dentro das escolas, é preciso da parceria de toda comunidade escolar. “Com a implantação dos detectores de metal, os alunos estão autorizados a usar novamente as mochilas, suspensas de forma temporária apenas por uma semana. Mas é claro que essa medida deve ser somada a outras que estamos adotando, especialmente incentivando a comunicação não violenta e o diálogo por parte dos pais, que devem estar atentos à rotina dos filhos, porque eles também podem ser responsabilizados pelos atos dos filhos”, observa Wellington Bessa.

A Escola Municipal Bom Jesus implantou, além dos detectores de metal, 16 câmeras de monitoramento com alta resolução, instalou concertinas e portas de acionamento automático.

De acordo com a diretora da unidade, Kátia Oliveira de Barros, as medidas foram aprovadas pela comunidade escolar. “A primeira coisa que os próprios pais aplaudiram foi a entrada restrita na escola. As demais aquisições para escola, que foram feitas com verba destinada pela Secretaria Municipal de Educação, também foram elogiadas, como a instalação da concertina e das câmeras. Fizemos reuniões abertas com a comunidade escolar, que nos apoiou em tudo. Com certeza nós, os pais e os alunos nos sentimos mais seguros”, ressalta.

Fotos: Laís Borges

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia