Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Portal Conexão Escola, da Prefeitura de Goiânia, completa três anos com 16 milhões de acessos
Início do conteúdo da página

Portal Conexão Escola, da Prefeitura de Goiânia, completa três anos com 16 milhões de acessos

Criado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 12h17 | Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 12h17 | Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 12h17

Ferramenta de mediação tecnológica livre e gratuita atende professores e estudantes, alcança 14 mil usuários por dia e 400 mil acessos mensais. Portal surgiu no período de pandemia e tornou-se política pública do município. Para acessar, basta clicar na aba “Conexão Escola”, no site da Secretaria Municipal de Educação

conexao escolaCriado durante a pandemia de Covid-19, o Portal Educacional Conexão Escola completou três anos em março de 2023. Com mais de 400 mil acessos mensais e mais de 16 milhões de acessos desde a criação, a ferramenta inovadora de mediação tecnológica se efetivou e está disponível para toda a comunidade escolar, de forma totalmente livre e gratuita.

O que era para atender uma necessidade dos estudantes e famílias da rede municipal de Goiânia no período de suspensão das aulas, atende atualmente várias localidades do Brasil e do mundo com inúmeros acessos. Os dados colocam Portugal, Angola e Moçambique, como segundo, terceiro e quarto lugar nos acessos, após o Brasil.

No total, de janeiro a março de 2023, foram 1.021.043 usuários. Por dia, o site chega a atingir 14 mil entradas. O coordenador do Núcleo de Educação Conectada (NEC) da SME, Carlos Alberto Pereira Filho, que é o departamento responsável pela manutenção e criação dos conteúdos, destaca que o Portal Conexão Escola tornou-se uma política pública do município de Goiânia.

“O que surgiu frente a um período de crise possibilita, hoje, a potencialização da aprendizagem dos estudantes e dá suporte aos professores. Em números, só em 2022, o NEC produziu 1.944 propostas de atividades e práticas em rede para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todos os materiais elaborados são alinhados aos documentos nacionais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e documentos curriculares adotados pela rede municipal”, explica Carlos Alberto.

De acordo com o secretário de Educação, Wellington Bessa, em 2021, o Portal Conexão Escola foi incorporado ao planejamento estratégico do Programa Cidade Inteligente, conhecido como Smart Educação. “O termo ‘Smart’ vem do inglês, que quer dizer ‘inteligência’, e traz consigo princípios para que a Educação tenha uma facilidade maior no processo de ensino-aprendizagem.

O projeto integra conteúdos digitais e ferramentas/plataformas, com intuito de facilitar o compartilhamento entre os diversos atores da Educação (pais, alunos e professores) e o Portal Conexão Escola engloba essa proposta”, explica Bessa.

Portal
Para acessar o Portal, basta clicar na aba Conexão Escola no endereço https://sme.goiania.go.gov.br/. As propostas de atividades são atualizadas semanalmente, respeitando cada modalidade e nível de ensino, organizados por componentes curriculares (Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, Arte, Educação Física e Inglês), faixa etária, anos/séries.

O Portal Conexão Escola conta, ainda, com a parceria da TV UFG, que transmite de segunda-feira a sexta-feira, às 11h30, conteúdos audiovisuais produzidos pela mesma equipe de professores do NEC. Na TV, são apresentados quadros como: Conexão em Libras, Informando, Se Liga no Portal, ConectArte, A Curiosidade tá ON e Educação Infantil – Práticas em Rede, Sustentabilidade em conexão, Revista em conexão e Projeto de Vida. Todos os conteúdos dos programas que vão ao ar ficam disponibilizados na aba Midiateca dentro do Portal Conexão Escola.

Em 2021, após ser reformulado, o Portal Conexão Escola passou a contar com quatro produtos do Programa Smart Educação: EAD Cloud (que é o próprio portal), Toolbox, Mobile World e Biblioteca Virtual (Midiateca).

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

registrado em:
Fim do conteúdo da página