Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia realiza “Dia D das Práticas Corporais, Atividade Física e Lazer”, e incentiva hábitos saudáveis na comunidade escolar

Criado: Terça, 11 de Abril de 2023, 10h39 | Publicado: Terça, 11 de Abril de 2023, 10h39 | Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2023, 10h39

Ação reúne 400 estudantes das escolas municipais Jardim Nova Esperança, Benedita Luiza da Silva Miranda, Francisco Matias, Frei Demétrio Zanqueta e Manoel José de Oliveira, nos parques Areião e Bernardo Élis. Programa Saúde na Escola é desenvolvido em parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma)

WhatsApp Image 2023 04 10 at 15.07.34Para incentivar cuidados com a saúde das crianças da Rede Municipal de Educação, a Prefeitura de Goiânia realiza, nesta terça-feira e quarta-feira (11 e 12/04), a partir das 07h30, o “Dia D das Práticas Corporais, Atividade Física e Lazer”, nos parques Areião e Bernardo Élis. Ação deve reunir 400 estudantes de cinco escolas municipais.

O Dia D é uma ação do Programa Saúde na Escola, e tem a parceria das secretarias municipais de Educação (SME), Saúde (SMS) e Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). Na programação, haverá apresentações da Banda Marcial da Escola Municipal Nova Esperança e Teatro Ecológico. O evento contará com a presença de estudantes das escolas municipais Jardim Nova Esperança, Benedita Luiza da Silva Miranda, Francisco Matias, Frei Demétrio Zanqueta e Manoel José de Oliveira.

As crianças participarão do circuito pelos quiosques da saúde, incluindo saúde bucal, alimentação saudável, avaliações antropométricas, avaliação de acuidade visual. Também serão realizadas vivências de práticas corporais lúdicas e não competitivas, como trilha ecológica, amarelinha, pula-corda, bambolê, pega-pega, e dança circular. Ao final, os estudantes receberão lanche saudável, mudas oferecidas pela Amma e Projeto Horta escolar, da SME.

De acordo com o diretor pedagógico da SME, Azésio Barreto, o Dia D é uma forma de sensibilizar os cuidados e promoção da saúde em todas as suas dimensões, repercutindo na comunidade escolar.

“As práticas corporais integram um dos eixos do PSE e visam combater o sedentarismo e reduzir problemas como sobrepeso e obesidade, que afetam além da saúde física, a saúde mental dos estudantes, o que repercute na aprendizagem e desenvolvimento”, afirma Azésio.

PSE
O PSE foi instituído em 2007 pelo governo federal. É uma política intersetorial da Saúde e da Educação, voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira. Os eixos principais do Programa são doze. Combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção da segurança alimentar e nutricional, direito sexual e reprodutivo, prevenção ao uso de drogas, promoção da cultura de paz, verificação da situação vacinal, promoção de práticas corporais saudáveis, dentre outras ações.

Serviço
Assunto: Prefeitura de Goiânia realiza “Dia D das Práticas Corporais, Atividade Física e Lazer”, e incentiva hábitos saudáveis na comunidade escolar
Data e Local: 11/04 – Parque Areião
12/04 – Parque Bernardo Élis