Página inicial > Institucional > Notícias > Primeiro Laboratório Maker inaugurado na gestão Rogério Cruz imprime peças em 3D, e desperta interesse de alunos por robótica

Criado: Quarta, 22 de Março de 2023, 10h05 | Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 07h05 | Última atualização em Quarta, 22 de Março de 2023, 10h05

Equipamento, instalado na Escola Municipal Alice Coutinho, na Vila Morais, permite confecção de objetos de decoração e peças de máquina, e tem plástico biodegradável como matéria-prima. Espaço oferece serviços inovadores de tecnologia na área da educação e formação digital nas instituições de ensino de Goiânia

roboticaAs aulas de robótica da Escola Municipal Alice Coutinho se tornaram mais atrativas para os alunos da segunda fase do Ensino Fundamental (6°ao 9° ano), com a aquisição de uma impressora 3D. A instituição de ensino, localizada na Vila Morais, tem laboratório Maker inaugurado na gestão Rogério Cruz, e projeto pioneiro de robótica entre as escolas municipais de Goiânia.

O instrumento permite fazer objetos de decoração e peças de máquina utilizando como matéria-prima um plástico, conhecido como PLA, que não é derivado do petróleo, é biodegradável e feito a partir do amido de milho. A ferramenta nova trabalha na construção de um objeto, linha por linha, de baixo para cima, como processo de fatiamento.

De acordo com o professor Kleiber Pinheiro Sales, idealizador do Projeto Robótica, a máquina pode contribuir na impressão de elementos para composição de um robô. Com as criações, será possível concorrer na First Lego League (FLL) e Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), eventos que desafiam os jovens estudantes a buscar soluções para os problemas do dia a dia da sociedade.

“A partir dessa ferramenta, os componentes estruturais de um robô inteiro podem ser impressos em 3D. Os alunos vão aprender a desenvolver por meio de um programa chamado Tinkercad, que é gratuito, peças impressas por eles, e assim terão noção de geometria plana, geometria espacial e outros conhecimentos”, ressalta o professor Kleiber.

kleiber

Aulas de robótica

O Laboratório Maker da Escola Municipal Alice Coutinho foi entregue pela prefeitura em 2021. O espaço integra o programa Smart Educação, idealizado por meio de uma parceria com o Sesi Planalto. O espaço oferece serviços inovadores de tecnologia na área da educação e formação digital nas instituições de ensino.

Alunos da escola já foram premiados na Olimpíada Brasileira de Robótica, e participaram de outras competições. Para o aluno Gabriel Diniz de Souza, 13 anos, estudante do 9° ano, a robótica já o ajudou muito. “Conheci novas pessoas, melhorei na formalidade da fala e na timidez. Participei da olimpíada, e mesmo com um problema no robô, conseguimos arrumá-lo e saímos vitoriosos”, ressalta.

“Já aprendi a trabalhar no software Studio 2.0, que é um programa onde conseguimos montar robôs virtualmente, porque se fizermos fisicamente, erraremos uma peça, e vai dar mais trabalho de conseguir refazer. Com a robótica, estudamos matemática, por conta de ângulos, distância e para saber até onde o robô tem que andar e girar. Estudamos outras disciplinas, como ciências e geografia”, completa Gabriel Souza.

Mikaelly dos Santos Senhorinho, 12 anos, matriculada no 7ª ano, conta que, no ano passado, descobriu que havia um projeto de robótica na escola e queria participar da experiência. “Não tinha vaga, e eu pedi ao professor que eu queria entrar. Assim que saiu uma pessoa, eu entrei e comecei a participar das aulas. Eu consegui montar boa parte da mesa da FLL, e neste ano, quero participar das competições”, afirma a estudante.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia