Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia inicia programa de reforço escolar, e oferece oportunidades de conhecimento a 5 mil alunos

Criado: Sexta, 17 de Março de 2023, 09h35 | Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 09h35 | Última atualização em Sexta, 17 de Março de 2023, 09h35

Atendimento pedagógico será direcionado, com aulas de português e de matemática, no próprio turno, todos os dias da semana. Reforço visa atender estudantes matriculados nas turmas de 4°, 5°, 6° e 9° anos. “Programa é mais uma política específica, que contribuirá para avanço do conhecimento e elevação da frequência escolar”, diz secretário de Educação, Wellington Bessa

reforço escolarA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou o programa Nenhum estudante para trás, uma proposta de reforço escolar que visa atender 5 mil alunos, matriculados nas turmas de 4°, 5°, 6° e 9° anos.

O objetivo do programa é oferecer suporte aos estudantes que apresentam defasagem de conhecimentos e/ou dificuldade de aprendizagem. São ofertadas condições diferenciadas de estudo, com atendimento pedagógico individualizado e direcionado às necessidades educacionais de cada um.

O reforço escolar será desenvolvido após o horário das aulas, no mesmo turno em que os estudantes estão matriculados. Estão previstas aulas dos componentes curriculares língua portuguesa e matemática.

Coordenado pela Superintendência Pedagógica e pela Gerência de Educação Fundamental, o programa foi proposto após análise dos resultados das avaliações — aplicadas durante o ano letivo de 2022 — que compõem o Sistema de Avaliação Educacional de Goiânia (Saegyn).

De acordo com o secretário de Educação, Wellington Bessa, essa é mais uma ação que a SME implementa para recuperação das aprendizagens perdidas no contexto pós-pandemia.

“O programa é mais uma política específica que, de forma eficaz, contribuirá para o avanço do conhecimento e elevação da frequência escolar. O professor, a partir de um diagnóstico, faz a intervenção necessária, e isso estimula o estudante a persistir na escola, com novas experiências”, afirma Wellington Bessa.

Programa
As turmas de 4° e 5° anos terão, no máximo, 15 crianças. As aulas terão uma hora de duração. Já as turmas de 6° e 9° anos serão formadas por até 20 estudantes. As aulas terão duração de 50 minutos.

Os professores que desenvolverão a proposta curricular serão, preferencialmente, profissionais da pedagogia e professores de língua portuguesa e matemática.

Ao longo do processo de ensino e aprendizagem, os estudantes serão avaliados. Ao final de cada semestre, será realizada uma prova com o objetivo de verificar os avanços e orientar o reforço para o próximo semestre. As unidades educacionais que ofertarem três ou mais turmas de reforço terão direito a um articulador, que se responsabilizará pela organização do trabalho pedagógico e andamento das ações do programa.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia