Página inicial > Institucional > Notícias > Cmei Oriente Ville cria redário literário e incentiva memória afetiva das crianças

Criado: Terça, 07 de Março de 2023, 09h10 | Publicado: Terça, 07 de Março de 2023, 09h10 | Última atualização em Terça, 07 de Março de 2023, 12h37

Espaço da unidade de educação infantil se transformou em local alternativo de leitura. Redário está sob a sombra de mangueira. Crianças podem desenvolver habilidades afetivas, sociais e cognitivas

redário literário2Como forma de valorizar a cultura da infância e construir memórias afetivas por meio da leitura, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Oriente Ville criou o projeto “Redário Literário”. Sob a sombra de uma mangueira, todas as turmas da unidade aproveitam o balanço das redes para mergulhar nos livros. No espaço de leitura é possível aumentar o vocabulário e desenvolver habilidades sociais e cognitivas.

De acordo com a diretora do Cmei Oriente Ville, Zilda Alves, todo espaço na Educação Infantil deve ser aproveitado. “O local onde hoje funciona o redário foi transformado em um espaço pedagógico. No espaço, a criança tem o direito de ter um momento prazeroso para a leitura”, conta, ao lembrar que uma ação formativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) com o tema “Oralidade, Leitura e Escrita na Educação Infantil” foi incentivo para a equipe criar cantinhos alternativos de leitura.

O projeto, que possibilita ambiente afetivo e acolhedor, promove relações saudáveis e resulta em um trabalho em equipe que envolve desde os servidores administrativos, professores e famílias. A proposta foi da agente de apoio educacional Mariana Fagundes, que viu a ideia em uma página da internet.

“Vi na rede social. Tirei um print e mandei para a diretora, que aprovou e assim pensamos em um jeito de viabilizar. Discutimos muito, fizemos protótipo com TNT e barbante. Fui ao Setor Campinas e pesquisei os tecidos. E a avó de uma criança do Cmei acreditou na ideia e fez as redes”, relata Mariana.

Ações
Cerca de 300 crianças, de 6 meses a 5 anos, são atendidas no Cmei Oriente Ville. Cada turma tem seu projeto literário e utiliza o redário, assim como a turma da professora Elizângela Rodrigues Batista, do agrupamento de 4 anos. Com a intenção de estimular o gosto e o hábito pela leitura de forma prazerosa, a professora leva os estudantes para o redário e desenvolve o projeto “Sorria, ler é uma alegria”.

“Esse projeto visa formação de leitores. Se você quiser que uma criança leia, apenas leia para ela. Se nós da Educação Infantil, que somos a base, estimularmos o desejo pela leitura, a criança busca seus próprios conhecimentos por meio dos livros. E nós também temos a parceria com as famílias, na qual as crianças na sexta-feira levam para casa uma sacola literária com um livro da sua escolha. A família lê para a criança, amplia os laços afetivos e estimula a formação dos leitores”, explica Elisângela.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia