Página inicial > Institucional > Notícias > Professores do quinto ano do Ensino Fundamental participam de aula inaugural do curso “Matemática em foco”

Criado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 09h47 | Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 09h47 | Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 09h47

Objetivo da formação, que será realizada de fevereiro a outubro, é subsidiar o trabalho dos pedagogos no ensino da matemática, para desenvolver ações pedagógicas junto aos estudantes. Aula inaugural com palestra “Eu realmente preciso estudar matemática?”, do professor doutor da UFG, Wellington Cedro, ocorreu no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC-GO

IMG 3912 2048x1365Na manhã desta segunda-feira (13/02), profissionais do quinto ano do Ensino Fundamental participaram da aula inaugural do Curso “Matemática em foco”, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC-GO. A formação organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) vai atender todos os professores pedagogos que atuam no quinto ano da rede, que são 330.

Na ocasião, os profissionais assistiram a palestra “Eu realmente preciso estudar matemática?”, com o Prof. Dr. Wellington Cedro, do Instituto de Matemática e Estatística da UFG (IME/UFG).

“Essa palestra é uma chance de ampliação do diálogo entre a Universidade e a rede pública, que precisam ter contato constante. É também uma oportunidade de refletir sobre pontos necessários para o desenvolvimento da disciplina na sala de aula”, ressaltou o professor.

Segundo o superintendente pedagógico da SME, Marcelo Ferreira de Oliveira, o curso é uma iniciativa para ajudar a desenvolver um trabalho mais forte com os estudantes.

“As formações são uma das frentes para fortalecer o trabalho de cada um na unidade escolar. E esse curso visa promover a recomposição, recuperação e o aprofundamento das aprendizagens do componente curricular de Matemática”, destacou Marcelo.

A professora do quinto ano da Escola Municipal Maria Helena Batista Bretas, Marcela Rodrigues Santos, destacou a importância da formação. “As crianças vêm com uma barreira que a matemática é difícil, um mito. Após a pandemia, eles estão com dificuldades maiores de interpretar e desenvolver os problemas e situações. E precisamos desse apoio para fazer um trabalho maior junto a eles”, afirmou.

Curso
A formação “Matemática em Foco” será realizada de fevereiro a outubro, como 11 turmas que se encontram de forma presencial uma vez por mês e realizam atividades complementares na plataforma Goolgle Sala de Aula.

Realizado pela Diretoria Pedagógica e Gerência de Formação dos Profissionais da SME, o curso tem carga horária total de 50 horas e é realizado dentro do horário de trabalho.

Serão abordados objetos do conhecimento da matemática previstos nos documentos oficiais Documento Curricular para Goiás (DC-GO), currículo oficial da rede e programa Aprender Sempre.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia