Página inicial > Institucional > Notícias > Rogério Cruz inaugura Cmei João Pedro Calembo, no Residencial Vale do Araguaia, e anuncia retomada de obras de 12 Cmeis e construção de mais 20 unidades

Criado: Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 11h29 | Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 11h29 | Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 11h29

Instituição tem capacidade para atender cerca de 240 crianças em período integral, na faixa etária de 6 meses a 3 anos e 11 meses. “Proporcionar mais vagas em Cmeis, para que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que os filhos estão em um lugar seguro, é uma das prioridades da Prefeitura de Goiânia”, afirma prefeito

joãocalemboO prefeito Rogério Cruz inaugurou, nesta quinta-feira (02/02), o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Pedro Calembo, situado no Residencial Vale do Araguaia. A nova unidade amplia a oferta de vagas na Educação Infantil da Região Leste, com capacidade para atender 240 crianças em período integral, na faixa etária de 6 meses a 3 anos e 11 meses.

“Proporcionar mais vagas em Cmeis, para que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que os filhos estão em um lugar seguro, é uma das prioridades da Prefeitura de Goiânia. A obra desse Cmei estava paralisada e conseguimos retomar e inaugurar”, ressaltou o prefeito, durante a solenidade. “Além desse Cmei, a prefeitura trabalha, dentro do programa Goiânia Adiante, para estruturar mais 12 unidades escolares que estão com as obras abandonadas e construir 20 unidades novas na nossa gestão”, anunciou.

O Cmei João Pedro Calembo conta com 12 salas, dentre elas, um berçário com banheiro acessível, lactário, cozinha, banheiros adaptados, refeitório, dependências administrativas, calçada externa com acessibilidade e piso tátil e rampas acessíveis às salas de aula.

“Goiânia tem buscado, de todas as formas, ampliar o número de salas e de unidades escolares, especialmente para a Educação Infantil. Entregamos hoje mais um Cmei à comunidade e ainda neste semestre vamos entregar mais quatro”, afirmou o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa.

“Essa modalidade de ensino é considerada uma das etapas mais importantes da formação das crianças, pois elas começam a aprender e conviver fora do núcleo familiar. A prefeitura está atenta, e, importante lembrar, com uma proposta pedagógica sólida e comprometida com a realidade das famílias”, completou.

A auxiliar de serviços gerais Luana Silva Lopes, moradora do Jardim Novo Mundo, é mãe de duas crianças matriculadas no Cmei. “Eu estava sem trabalhar porque não tinha com quem deixar as crianças. Agora, vou poder arrumar emprego e ajudar meu esposo com as despesas da casa”, disse. “Aqui é um lugar aconchegante e bonito. Parabéns para a prefeitura, pela iniciativa”, destacou.

O Cmei é uma demanda antiga da comunidade e foi objeto de emenda impositiva do ex-vereador Tiãozinho Porto, autor do Projeto de Lei que deu o nome de João Pedro Calembo ao Cmei, uma homenagem ao garoto vítima da tragédia ocorrida em 2017, no Colégio Goyases, localizado na mesma região.

Leonardo Calembo, pai do homenageado, disse que a família recebe a homenagem com grande emoção. “Saber que uma instituição tão importante como o Cmei tem o nome do meu filho, é motivo de muita alegria para nós. Sabemos que aqui as crianças serão tratadas da melhor forma”, declarou.

Participaram da solenidade a primeira-dama Thelma Cruz, os secretários Denes Pereira (Seinfra e Administração), Wellington Paranhos (GCM), a diretora do Cmei, Sônia Moura, e os vereadores Anselmo Pereira, Anderson Bokão, Rafael da Saúde e Joãozinho Guimarães, além do ex-vereador Tiãozinho Porto.

Fotos: Jackson Rodrigues

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia