Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia trabalha na finalização de obra do Cmei do Residencial Vale do Araguaia

Criado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 11h20 | Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 11h20 | Última atualização em Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 11h20

Entrega da nova unidade, que se chamará Cmei João Pedro Calembo, está programada para ocorrer na próxima terça-feira (31/01). Espaço terá capacidade para atender 240 crianças

cmeicalemboA ampliação de vagas na educação e a qualidade do ensino são prioridades da gestão do prefeito Rogério Cruz. Nesta semana, a Prefeitura de Goiânia trabalha para entregar à população da Região Leste da capital o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Pedro Calembo, localizado no Residencial Vale do Araguaia. A entrega, conforme a Secretaria Municipal de Educação (SME), está programada para ocorrer na próxima terça-feira (31/01).

Atualmente, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) executa serviços de adequações internas e externas da unidade. Até o momento, foram construídos 200 metros lineares de muro, calçada externa com acessibilidade e piso tátil, rampas acessíveis às salas de aula e administração, fabricação e instalação de guarda-corpo metálico em rampas internas e serviços de instalação elétrica e hidrossanitárias (rede de água e esgoto).

Além disso, a gestão municipal trabalha na pintura das estruturas metálicas dos guarda-corpos e portões de entrada da instituição. A obra do Cmei foi iniciada e paralisada na gestão anterior. Diante disso, a atual administração trabalhou na cobertura e melhoria estrutural da unidade. No local, a SME realizou pavimentação da entrada da unidade escolar, que terá capacidade para atender 240 crianças, na faixa etária de 0 a 3 anos.

Até março deste ano, a Prefeitura de Goiânia planeja gerar 2 mil vagas com a ampliação e inauguração de novas unidades. Além da inauguração deste Cmei, a atual gestão retomou obras paralisadas, como a da Escola Municipal Donata Monteiro da Motta, e retomará outras 12. Para tanto, o município teve de apurar os motivos das paralisações, encerrar os contratos, aplicar penalidades cabíveis, atualizar os projetos e orçamentos e realizar novos processos licitatórios.

O secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa, explica que o planejamento da Prefeitura de Goiânia inclui, ainda, a construção de 20 novos Cmeis. “Para 2023, a gestão municipal ampliou 5 mil vagas na Educação Infantil em relação ao último ano. Essa modalidade de ensino é considerada uma das mais importantes etapas da formação das crianças, pois elas começam a aprender e conviver além do núcleo familiar. A SME está atenta e tem proposta pedagógica sólida e comprometida com a realidade das famílias”, afirma.

Vistoria das obras
Na última terça-feira (24/01), o prefeito Rogério Cruz vistoriou as obras do Cmei João Pedro Calembo. A construção foi iniciada em 2020, com a colocação das salas modulares no espaço localizado na Rua Júlia Ferreira Rosa, esquina com Rua João Borges da Matta.

“Quando a gestão retomou as obras, só estava no local as salas, que são ambientes de rápida implantação. Proporcionar mais vagas em Cmeis, para que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que os filhos estão em um lugar seguro, é uma das prioridades da Prefeitura de Goiânia” , ressaltou o prefeito durante a visita ao local.

Fotos: SME

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia