”Investimos em acesso à educação”, afirma Rogério Cruz ao iniciar entrega de 80 mil kits escolares para alunos da rede municipal de ensino
Prefeito destaca importância da iniciativa para orçamento familiar neste início de ano. Kits contam com materiais certificados pelo Inmetro e são compostos por itens como cadernos, lápis, apontador, borracha e tesoura sem ponta. Todos os estudantes do Ensino Fundamental, matriculados do 1° ao 9° ano, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 174 escolas da rede municipal serão contemplados
O prefeito Rogério Cruz afirmou que o município investe em acesso à educação com o início da entrega de 80 mil kits escolares para alunos do Ensino Fundamental, na manhã desta quarta-feira (25/01), em evento realizado na Escola Municipal Marechal Castelo Branco, no Jardim Guanabara II. Na ocasião, foram distribuídos os primeiros 544 kits para os estudantes da unidade de ensino.
“Nós sabemos o impacto que é no orçamento familiar quando chega o início do ano e os pais precisam adquirir o material escolar. A prefeitura está abrindo portas, investindo no direito ao acesso à educação e possibilitando que as famílias tenham um pouco mais de equilíbrio financeiro”, ressaltou.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) adquiriu 60 mil unidades, enquanto 19.018 foram doadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Todos os estudantes do Ensino Fundamental, matriculados do 1° ao 9° ano, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 174 escolas da rede municipal receberão o benefício.
O titular da SME, Welington Bessa, explica que a prefeitura se preocupa em dar condições para que os alunos que estão matriculados tenham possam estudar. “Por isso, a importância do uniforme, de um material pedagógico próprio, muitas vezes elaborado por nós mesmos, e agora o kit escolar, para que os alunos tenham condição de estudar sem qualquer tipo de entrave”, disse.
Os estudantes do Ensino Fundamental 1 (1° ao 5° ano) receberão kit de material diferente do Fundamental 2 (6° ao 9° ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Eles são compostos por itens como cadernos, lápis, apontador, borracha, tesoura sem ponta, dentre outros. Todos os itens são certificados pelo Inmetro.
Alívio nas contas
Carmelita Santos é moradora do Jardim Guanabara e cuida de sete netos, com idade entre 11 a 15 anos, que estão matriculados na Escola Municipal Marechal Castelo Branco. Ela explicou que não teria condições de comprar os materiais escolares. “É muito importante porque é uma ajuda muito grande para os pais. O aprendizado vale a pena, só quem estuda é valorizado, e nós não temos condições de comprar para todos os netos. A gente fica muito grato”, declarou.
Maria do Carmo, que trabalha como auxiliar administrativo e é moradora do Residencial João Paulo II, contou que o filho, Mikael de Araújo, de 11 anos, está no 6° ano do ensino fundamental. Ela afirmou “que a entrega dos kits pela prefeitura trouxe sensação de alívio neste início de ano”. “Em janeiro são muitos gastos. Isso é um incentivo importante para nós, um gasto a menos”, disse.
Kit Fundamental 1
4 cadernos brochurão 80 folhas
1 caderno de desenho 96 folhas
2 canetinhas hidrográficas
5 lápis grafite
2 borrachas brancas
2 caixas de lápis de cor
2 apontadores com depósito
1 cola branca
2 caixas de colas coloridas
1 tesoura sem ponta
Kit fundamental 2 e EJA
3 cadernos universitários 200 folhas
2 apontadores com depósito
3 borrachas escolares
1 calculadora de bolso 8 dígitos
3 canetas esferográficas azuis
2 canetas esferográficas pretas
2 canetas esferográficas vermelhas
1 cola branca 90 gramas
1 esquadro 45 graus
1 esquadro 60 graus
2 caixas de lápis de cor
4 lápis grafite
1 régua 30 centímetros
1 transferidor 180 graus
Fotos: Jucimar de Sousa
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia