Página inicial > Institucional > Notícias > ”Investimos em acesso à educação”, afirma Rogério Cruz ao iniciar entrega de 80 mil kits escolares para alunos da rede municipal de ensino

Criado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 11h16 | Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 11h16 | Última atualização em Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 11h16

Prefeito destaca importância da iniciativa para orçamento familiar neste início de ano. Kits contam com materiais certificados pelo Inmetro e são compostos por itens como cadernos, lápis, apontador, borracha e tesoura sem ponta. Todos os estudantes do Ensino Fundamental, matriculados do 1° ao 9° ano, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 174 escolas da rede municipal serão contemplados

kitsescolaresO prefeito Rogério Cruz afirmou que o município investe em acesso à educação com o início da entrega de 80 mil kits escolares para alunos do Ensino Fundamental, na manhã desta quarta-feira (25/01), em evento realizado na Escola Municipal Marechal Castelo Branco, no Jardim Guanabara II. Na ocasião, foram distribuídos os primeiros 544 kits para os estudantes da unidade de ensino.

“Nós sabemos o impacto que é no orçamento familiar quando chega o início do ano e os pais precisam adquirir o material escolar. A prefeitura está abrindo portas, investindo no direito ao acesso à educação e possibilitando que as famílias tenham um pouco mais de equilíbrio financeiro”, ressaltou.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) adquiriu 60 mil unidades, enquanto 19.018 foram doadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Todos os estudantes do Ensino Fundamental, matriculados do 1° ao 9° ano, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 174 escolas da rede municipal receberão o benefício.

O titular da SME, Welington Bessa, explica que a prefeitura se preocupa em dar condições para que os alunos que estão matriculados tenham possam estudar. “Por isso, a importância do uniforme, de um material pedagógico próprio, muitas vezes elaborado por nós mesmos, e agora o kit escolar, para que os alunos tenham condição de estudar sem qualquer tipo de entrave”, disse.

Os estudantes do Ensino Fundamental 1 (1° ao 5° ano) receberão kit de material diferente do Fundamental 2 (6° ao 9° ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Eles são compostos por itens como cadernos, lápis, apontador, borracha, tesoura sem ponta, dentre outros. Todos os itens são certificados pelo Inmetro.

Alívio nas contas
Carmelita Santos é moradora do Jardim Guanabara e cuida de sete netos, com idade entre 11 a 15 anos, que estão matriculados na Escola Municipal Marechal Castelo Branco. Ela explicou que não teria condições de comprar os materiais escolares. “É muito importante porque é uma ajuda muito grande para os pais. O aprendizado vale a pena, só quem estuda é valorizado, e nós não temos condições de comprar para todos os netos. A gente fica muito grato”, declarou.

Maria do Carmo, que trabalha como auxiliar administrativo e é moradora do Residencial João Paulo II, contou que o filho, Mikael de Araújo, de 11 anos, está no 6° ano do ensino fundamental. Ela afirmou “que a entrega dos kits pela prefeitura trouxe sensação de alívio neste início de ano”. “Em janeiro são muitos gastos. Isso é um incentivo importante para nós, um gasto a menos”, disse.

Kit Fundamental 1
4 cadernos brochurão 80 folhas