Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura realiza busca ativa de jovens e adultos para preencher vagas destinadas à EJA nas escolas municipais

Criado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 11h12 | Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 11h12 | Última atualização em Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 11h12

Matrículas estão abertas desde 5 de janeiro, de forma on-line ou presencial nas instituições que atendem a modalidade. Ao todo, são mais de 7 mil vagas destinadas à Educação de Jovens e Adultos

idososejaA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), começa, nesta quinta-feira (26/01), a realizar busca ativa de interessados nas vagas destinadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas municipais da capital goiana. As matrículas estão abertas desde o dia 5 de janeiro, de forma on-line, por meio do e-matrícula, ou presencialmente direto nas instituições que atendem a modalidade. Ao todo, são mais de 7 mil vagas.

A busca ativa escolar consiste numa estratégia da administração educacional que tem como objetivo diminuir a evasão escolar por meio do estreitamento de laços com a comunidade escolar, a partir de visitas, rodas de conversa, mapeamento do público-alvo e demais atividades que envolvem servidores da Educação, professores e estudantes.

Para a Educação de Jovens e Adolescentes, a SME firmou parceria em articulação com associação de moradores, organizações de feiras e festas juninas, de futebol, lideranças religiosas, comunidades eclesiásticas, conselhos tutelares e demais organizações da sociedade civil.

Na última segunda-feira (23/01), equipes da Superintendência Pedagógica da SME se reuniram com coordenadores pedagógicos das escolas que atendem EJA, para alinhamento inicial do trabalho a ser executado a partir do dia 26. A busca ativa será realizada por Coordenadoria Regional de Educação (CRE), e abrangerá todas as 55 unidades de ensino que possuem turmas da modalidade.

Para se matricular na EJA, o estudante deve possuir pelo menos 15 anos de idade completos. Na rede municipal, a modalidade atende desde a alfabetização de jovens e adultos até a conclusão do Ensino Fundamental. Ao todo, são três anos de alfabetização e três anos de fase final do Ensino Fundamental (equivalente 6º ao 9º ano).

O candidato que não possuir documentação escolar poderá realizar a matrícula, desde que apresente o documento pessoal e comprovante de endereço. Nesse caso, a escola fará avaliação e o nivelamento em uma turma de acordo com os conhecimentos.

Foto: SME

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia