Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia divulga passo a passo para Cadastro Antecipado de matrículas em escolas e Cmeis da capital

Criado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 08h09 | Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 08h09 | Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 08h09

É necessário acessar o site da Secretaria Municipal de Educação, por meio do endereço sme.goiania.go.gov.br. Para a navegação, é preciso limpar o histórico de navegação antes de acessar o sistema

matrículaA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou, nesta segunda-feira (05/12), a fase de Cadastro Antecipado de matrícula para escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs). O processo de matrícula e solicitação de vagas para 2023 é totalmente on-line. A primeira etapa é o preenchimento de formulário, que está disponível no portal da SME, e o endereço é: www.sme.goiania.go.gov.br.

Caso a tela apresente alguma mensagem, é necessário limpar o histórico de navegação. Para isso, assim que acessar, é necessário apertar as teclas CTRL+F5. Ao entrar no site, clicar no banner “Cadastro Antecipado”. Logo em seguida, nesta etapa, as famílias inserem informações pessoais das crianças e estudantes no sistema da SME e informam se fazem parte dos grupos com prioridade de acesso às vagas na Educação Infantil.

Confiras os passos para o cadastro:
Passo 1
No formulário, que é bem simplificado, são solicitados os dados da criança (Dados do Candidato), incluindo o Cadastro de Pessoa Física (CPF), número do cartão do SUS, além de contatos telefônicos e endereço com CEP. Além dos dados do candidato, há um campo com o título “Dados do Responsável”, onde é necessário incluir nome, CPF, telefone e grau de parentesco com a criança.

Passo 2
Nesta fase, o solicitante da vaga pode marcar uma das quatro opções de trabalho para que possa ser inserida nos grupos prioritários da Prefeitura de Goiânia:

• A mãe é trabalhadora autônoma e pode apresentar comprovante de pagamento de contribuição ao INSS ou Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual atualizada;
  • A mãe é trabalhadora e pode comprovar com carteira de trabalho ou contracheque;
  • A mãe é trabalhadora Benefício de Prestação Continuada e pode comprovar com extrato do INSS e cartão de recebimento do BPC;
  • Não é trabalhadora ou não pode comprovar.

Depois de marcar uma das opções, podem ser anexados até cinco documentos para comprovar a situação de trabalho e integrar os grupos prioritários de vagas da Educação Infantil, que correspondem a 50% das vagas, destinadas de acordo com a Portaria número 434, de 26 de outubro de 2021.

Passo 3
Em seguida, são solicitados dados socioeconômicos. Nesta fase, as famílias informam itens referentes à renda, tipo de moradia, como é a fonte de energia elétrica e abastecimento de água, serviço de coleta de lixo e se tem acesso à internet.

Após inserir os dados, é só concordar com termo de aceite e salvar as informações. O sistema abre uma nova tela com um número de protocolo. Para os beneficiários do programa Bolsa Família/Auxilio Brasil, caso o sistema não faça a validação automática, os responsáveis deverão confirmar os dados em uma das CREs, a partir de 05 de dezembro.

Confira o endereço de todas as Coordenadorias Regionais de Educação para confirmação das informações cadastrais em caso de grupos prioritários:

– CRE Brasil de Ramos Caiado
Telefones: (62) 3558-5681 / 3558-5684