Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia apresenta avanços da Educação em 2022, e anuncia início de Cadastro Antecipado de matrícula para segunda-feira (05/12)

Criado: Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 11h50 | Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 11h50 | Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 11h50

Em entrevista coletiva, secretário Wellington Bessa apresentou passo a passo para processo de matrícula em escolas e Cmeis, e citou os avanços da gestão do prefeito Rogério Cruz que permitiram que a Rede Municipal de Ensino saltasse de 10° para 4º melhor lugar no IDEB, principal índice que avalia qualidade da educação no país

cadastroavançosA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inicia, nesta segunda-feira (05/12), a fase de Cadastro Antecipado de matrícula para escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs). Nesta etapa, as famílias inserem informações pessoais das crianças e estudantes no sistema da SME e informam se fazem parte dos grupos com prioridade de acesso às vagas na Educação Infantil.

A informação foi anunciada pelo titular da pasta, Wellington Bessa, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (02/12), no Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, localizado no Jardim Goiás. Na oportunidade, a gestão municipal apresentou o planejamento para 2023 e citou os avanços da gestão do prefeito Rogério Cruz, que permitiram que a Rede Municipal de Ensino saltasse, em 2022, de 10° para 4º melhor lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador que avalia a qualidade da educação no país.

“A administração do prefeito Rogério Cruz continuará investindo para que a nossa Rede de Ensino se destaque ainda mais no cenário nacional. Estamos comprometidos com o processo de ensino-aprendizagem, trabalhando para simplificar o processo de matrícula e ampliando o número de vagas em Cmeis”, afirmou o secretário.

O processo de matrícula e solicitação de vagas, para 2023, é totalmente on-line. A primeira etapa é o preenchimento de formulário, disponível no site da prefeitura (sme.goiania.go.gov.br), com informações pessoais dos pais e responsáveis, e das crianças. Nesta fase, é obrigatório o uso do CPF para preenchimento do cadastro antecipado, que deve conter telefone para contato, bairro e dados socioeconômicos das famílias.

Durante esse processo, os responsáveis devem informar, também, se as crianças estão incluídas nos grupos prioritários da SME Goiânia, que estão divididos, segundo a Portaria número 434, de 26 de outubro de 2021, em “filhos de mães trabalhadoras” e “beneficiários de programas sociais do Governo Federal”. Para este ano, 50% das vagas serão reservadas para os dois grupos prioritários, e os outros 50% serão destinados para o público em geral.

Após o Cadastro Antecipado, se os interessados em vagas da Educação Infantil optarem pelo grupo de filhos de mães trabalhadoras, o sistema informará automaticamente sobre a necessidade de validação/confirmação dos dados em uma das cinco Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). Para que possam ser incluídas neste grupo prioritário, as mães devem comprovar vínculo formal de trabalho.

Para celetistas, servidoras públicas e microempreendedoras individuais, também é obrigatório a apresentação de documentos comprobatórios. No caso de trabalhadoras autônomas, é necessário comprovar a contribuição no Regime Geral de Previdência Social. Para os beneficiários do programa Bolsa Família/Auxilio Brasil, caso o sistema não faça a validação automática, os responsáveis deverão confirmar os dados em uma das CREs, a partir de 05 de dezembro.

Planejamento para 2023
Para o próximo semestre letivo, a Prefeitura de Goiânia disponibilizará cerca de 15 mil vagas para Educação Infantil. Deste número, 4.831 são novas vagas criadas pela atual gestão. Para o Ensino Fundamental, que inclui a modalidade de Educação de Jovens e Adolescentes (EJA), serão disponibilizadas 10.091 vagas.

“Entre as ações planejadas para 2023, estão a retomada de 12 obras de CMEIs paralisadas em gestões anteriores, e o início da construção de 20 novos CMEIs, além da implantação de quadras poliesportivas em 11 escolas”, disse Wellington Bessa, complementando que a prefeitura seguirá destinando recursos para continuar “melhorando a estrutura física de todas as unidades educacionais do município”.

Na parte pedagógica, a SME atua na implementação de nova orientação da Documentação Pedagógica na Educação Infantil e ampliação das Salas de Recursos Multifuncionais para atendimentos dos estudantes com necessidades educativas especiais. A administração trabalha, ainda, na idealização de novas formações para os professores, ampliação do Programa Alfabetização em Foco e implementação da nova Política de Atendimento da EJA Distribuição de Livros Literários para a Educação.

Confira o endereço de todas as Coordenadorias Regionais de Educação para confirmação das informações cadastrais em caso de grupos prioritários:

– CRE Brasil de Ramos Caiado
Telefone: 62 3558-5681 / 3558-5684