Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia investe R$ 100 mil em revitalização da Escola Municipal GO-04

Criado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 12h39 | Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 12h39 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 12h39

Unidade de ensino, localizada na Alameda das Oliveiras, Setor Sítios Recreio Bandeirantes, recebeu investimento de R$ 100 mil, para revitalização de sua sede, recurso proveniente do Tesouro Municipal. “Destinação do recurso confirma que gestão do prefeito Rogério Cruz investe na melhoria da rede física das escolas municipais, e promove ações para elevar a qualidade do ensino”, afirma titular da Secretaria Municipal de Educação, Wellington Bessa

GO 04Com objetivo de garantir segurança, e oferecer uma educação de qualidade para as famílias que vivem no Sítio de Recreio dos Bandeirantes, a Prefeitura de Goiânia realizou, nas últimas semanas, a reforma e melhoria no sistema de segurança da Escola Municipal de Tempo Integral GO-04.

Foram investidos R$ 100 mil no projeto de revitalização da escola, recurso proveniente do Tesouro Municipal, e disponibilizado à escola rural, por meio do Programa de Autonomia Financeira das Instituições Educacionais (Pafie), da Secretaria Municipal de Educação (SME).

A instituição de ensino, que dispunha de estrutura física antiga, e cercada com tela, foi transformada em 60 dias. Entre as benfeitorias, estão a construção do muro, pintura do pátio, instalação de concertina, construção da horta, instalação de ares-condicionados, bebedouro e televisão.

Para o titular da SME, Wellington Bessa, a destinação do recurso confirma que a gestão do prefeito Rogério Cruz investe na melhoria da rede física das escolas municipais, e promove ações para elevar a qualidade do ensino. “Investimos em melhorias pedagógicas e, principalmente, na modernização dos espaços físicos. Destinamos recursos extras, neste corrente ano, que transformaram as unidades em verdadeiros canteiros de obras, e os resultados já são vivenciados por toda comunidade escolar”, afirma.

De acordo com a diretora da Escola Municipal de Tempo Integral GO-04, Kátia Regina da Silva Barbosa, que assumiu a gestão da instituição em agosto, o objetivo foi tornar o espaço escolar agradável e seguro. “A gestão municipal enviou recursos com o objetivo de garantir um espaço acolhedor aos estudantes, servidores e famílias”, pontua.

Autonomia financeira
A SME desenvolve o Escola Viva, um projeto que permite o envio de recursos para a manutenção das unidades educacionais da capital. Ele integra o Programa de Autonomia Financeira das Instituições Educacionais, de transferência de recursos financeiros às instituições educacionais, destinados à realização de serviços de manutenção predial (elétrico, hidráulico, telhado, pintura, acessibilidade e outros), no âmbito do Pafie, por meio da Lei n° 10.549, de 11 de novembro de 2020.

A aplicação dos recursos do Pafie é fiscalizada pelo conselho eleito de cada unidade, que conta com integrantes da comunidade e servidores públicos, e deve obedecer a legislação municipal, amplamente divulgada para toda a comunidade escolar, e disponível no site da Prefeitura de Goiânia. Os gastos são acompanhados, ainda, pela Diretoria Administrativa e pela Gerência de Controle e Prestação de Contas da SME.

Ação inédita
A reforma de todas as 331 unidades de ensino do município é ação inédita na história de Goiânia, com investimentos de R$ 33 milhões. Os recursos foram destinados de forma descentralizada. Cada escola recebeu R$ 100 mil para aplicar de acordo com a necessidade identificada pela administração da unidade.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia