Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia distribui 120 chromebooks para escolas municipais, em parceria com empresas de tecnologia

Criado: Quarta, 09 de Novembro de 2022, 11h05 | Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2022, 11h05 | Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2022, 11h05

Dispositivos, que foram entregues para as escolas municipais Professora Silene de Andrade, Ernestina Lina Marra e João Braz, serão utilizados pelos estudantes em diversas propostas pedagógicas. “Desde o início da atual gestão, investimos na modernização das unidades de ensino. Lançamos os laboratórios de robótica e ampliamos parcerias com organizações que estão preocupadas com o futuro”, afirma prefeito Rogério Cruz

chromebooksA Prefeitura de Goiânia, em parceria com empresas de tecnologia, concluiu, nesta semana, a entrega de 120 chromebooks para três escolas da Rede Municipal de Ensino. Dispositivos, que apresentam desempenho rápido, bateria de longa duração e recursos multimídia, foram entregues às escolas municipais Professora Silene de Andrade, Ernestina Lina Marra e João Braz.

A iniciativa é resultado de uma parceria com empresas do setor, como a Qualcomm Incorporated, Acer, Claro, Embratel, Calriz, e o Instituto Crescer. Os novos equipamentos serão utilizados pelos estudantes em inúmeras atividades pedagógicas, e integram as ações desenvolvidas pela gestão do prefeito Rogério Cruz, para modernização do ensino da capital.

“Desde o início da atual gestão, investimos na modernização das unidades de ensino. Lançamos os laboratórios de robótica e ampliamos parcerias com organizações que estão preocupadas com o futuro e o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes”, pontua Rogério Cruz. “Além disso, entregamos 3 mil tablets para 170 escolas do município e lançamos o Conecta Educacional, uma iniciativa com várias soluções tecnológicas que estão sendo implementadas nas unidades de ensino do município de Goiânia”, acrescenta.

Os novos dispositivos portáteis vão garantir, segundo o titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), Wellington Bessa, que os estudantes acessem ferramentas que melhoram as aprendizagens a qualquer hora e em qualquer lugar. “A educação do futuro é tecnológica, moderna e interativa. Goiânia, por meio dessa e de outras iniciativas, se posiciona na vanguarda do uso de dispositivos tecnológicos em sala de aula e fora dela”, destaca.

De acordo com o secretário, os investimentos em tecnologia foram fundamentais para que a capital avançasse no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na avaliação deste ano, Goiânia saltou do 9º para o 4º lugar nos anos iniciais do ensino fundamental (com nota 5,6). “Subimos no ranking, e temos planejamento para conseguir uma nota ainda maior na próxima avaliação”, afirma Bessa.

Formação de profissionais

O projeto, desenvolvido em parceria com empresas da área de tecnologia, e que possibilitou a entrega dos chromebooks modelo Acer Chromebook511, equipados com processador Snapdragon®️ 7C, também prevê que estudantes e professores participem de oficinas presenciais e remotas, com a finalidade de aprimorar as competências digitais.

Os cursos vão abranger temas como segurança cibernética, cyberbullying, segurança emocional, metaverso, tecnologias inovadoras, Inteligência Artificial (IA), pesquisa e conceitos básicos de programação. Além dessas formações, a própria SME Goiânia disponibiliza formações presenciais e virtuais ao longo do ano, que visam ampliar o uso de tecnologia nas escolas municipais.

Neste semestre, a secretaria, por meio da Gerência de Formação, realizou as seguintes ações formativas sobre o tema: SME Conexão; Metodologias Visuais e Cultura Visual; e Uso Seguro, responsável e consciente da internet – educando com boas escolhas. Ao todo, foram disponibilizadas 8,9 mil vagas para professores e servidores administrativos.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia