Página inicial > Institucional > Notícias > Gestão Rogério Cruz amplia investimentos em Educação, reforma todas as escolas e cria rede de robótica

Criado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 07h39 | Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 07h39 | Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2022, 07h39

Administração municipal entregou seis novas unidades de ensino, distribuiu kits de uniformes e priorizou recuperação das aprendizagens, após dois anos de ensino remoto. Com investimentos, Goiânia saltou de 9ª para 4ª melhor nota no Ideb nos anos iniciais, e tem 8º melhor índice entre capitais nos anos finais. “Números positivos confirmam que estamos melhorando a infraestrutura da rede de ensino, ampliando o acesso às vagas e transformando para melhor o ensino público municipal”, pontua prefeito Rogério Cruz

ReformasceasaEm 22 meses, a gestão do prefeito Rogério Cruz ampliou investimentos em Educação e garantiu a reforma de todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a distribuição de kits de uniformes, valorização dos profissionais de educação, com reajuste de 15% para professores, e a inauguração de seis unidades de ensino. A administração criou, neste período, a rede de robótica, com a implantação de laboratórios makers em seis escolas, e adotou medidas para ampliar as aprendizagens dos estudantes pós-pandemia.

Com os investimentos, Goiânia saltou de 9º para o 4º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental, entre as capitais brasileiras, e a 8ª melhor nota nos anos finais. “Números positivos confirmam que estamos melhorando a infraestrutura da rede de ensino, ampliando o acesso às vagas e transformando o ensino público municipal”, pontua Rogério Cruz.

Nesse período, a Prefeitura de Goiânia investiu, ainda, na retomada de obras paralisadas em gestões anteriores, entregou a reconstrução da Escola Municipal Donata Monteiro da Mota, e inaugurou as seguintes unidades: Escola Municipal Rotary Club do Setor Leste Universitário, Cmei Dona Ramila, Cmei Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, Cmei Ceasa, Cmei Vila Areião.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) reformou 333 instituições de ensino. As obras foram realizadas com recursos do Programa Escola Viva, que destinou mais de R$ 33 milhões para a reforma de todas as unidades. Cada escola e Cmei recebeu, de forma descentralizada, R$ 100 mil para aplicar nas demandas estruturais mais urgentes.

Outro avanço registrado pela rede municipal de ensino foi a criação da rede de robótica, com implantação de laboratórios makers nas escolas Alice Coutinho, João Vieira da Paixão, Presidente Vargas, Professora Leonísia Naves de Almeida, Santa Marta e Targino de Aguiar. Os investimentos em tecnologia educacional garantiram, também, a entrega, em parceria com a Telefônica Vivo, de notebooks e 3 mil tablets para 170 escolas da capital.

Na atual gestão, a SME Goiânia distribuiu novos kits de uniformes e ampliou, em abril deste ano, os recursos da merenda escolar em 40%, garantindo alimentação de qualidade para as crianças, adolescentes e adultos matriculados nas unidades educacionais.

Avanços pedagógicos

Apesar do ensino remoto e das perdas de aprendizagens registradas no ano 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, a atual gestão da Prefeitura de Goiânia investiu em medidas para ampliar as aprendizagens dos estudantes. Entre as principais ações elaboradas pela SME, estão a aplicação de avaliações diagnósticas e a implantação de uma nova política de alfabetização para os estudantes do 1º, 2º e 3º anos.

“No início de 2021, encontramos um cenário onde apenas 23% dos estudantes acessavam a plataforma de ensino adotada na pandemia. Com isso, imediatamente, iniciamos uma série de programas para recuperar as aprendizagens dos estudantes”, explica o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa.

Com o retorno das aulas presenciais, a gestão municipal reorganizou a proposta pedagógica da Rede Municipal de Ensino, direcionou professores referência para os anos iniciais, e adotou uma nova Matriz Curricular, com aumento do número de aulas de Língua Portuguesa e Matemática.

A Prefeitura de Goiânia ofertou, ainda, materiais estruturados para todas as escolas, implantou projetos como o Aprender Sempre, Aprova Brasil, Palavra Cantada, e ampliou o número de escolas integrais.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia