Página inicial > Institucional > Notícias > “Estamos preparando nossas crianças para o futuro”, afirma Rogério Cruz ao inaugurar mais um Laboratório Maker e de Robótica em escola

Criado: Sexta, 07 de Outubro de 2022, 11h22 | Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2022, 11h22 | Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 11h22

Com inauguração desta semana, Prefeitura de Goiânia conclui implantação de seis laboratórios desse modelo na Rede Municipal de Ensino. Estrutura conta com kits de robótica, painel de ferramentas, notebook e outros elementos da cultura maker

labmakertarginoO prefeito Rogério Cruz afirmou que “a inserção de alta tecnologia no ensino de base desperta o interesse dos alunos e prepara as crianças para o futuro do mercado de trabalho”. A declaração ocorreu durante a entrega do sexto Laboratório Maker e de Robótica, na manhã desta quarta-feira (05/10), na Escola Municipal de Tempo Integral Targino de Aguiar, no setor Parque Oeste Industrial.

“O mundo hoje investe na robótica e na inteligência artificial. Nós estamos preparando nossas crianças para esse novo mundo tecnológico. Estamos estimulando a criatividade e dando a oportunidade de colocarem essas ideias em prática. Quando você aproxima o estudante do ensino de base da tecnologia, você faz com que ele desenvolva suas capacidades. Então, estamos olhando para o futuro das nossas crianças”, ressaltou o prefeito.

Os laboratórios entregues pelo município contam com kits de robótica, painel de ferramentas, notebook e outros elementos da cultura maker. Com a inauguração desta quarta-feira, a Prefeitura de Goiânia conclui a implantação de seis laboratórios de robótica na Rede Municipal de Ensino. Os outros ambientes foram entregues nas escolas Alice Coutinho, João Vieira da Paixão, Presidente Vargas, Professora Leonísia Naves de Almeida e Santa Marta.

As novas salas integram o Smart Educação, programa lançado em outubro de 2021 que está modernizando, segundo o prefeito Rogério Cruz, o ensino da capital com projetos e iniciativas que priorizam o uso de tecnologia nas unidades educacionais.

O secretário Municipal de Educação, Wellington Bessa, afirmou que o ensino de robótica na rede municipal de ensino da capital é uma realidade, e que “os laboratórios despertam ainda mais o interesse dos alunos em matérias tradicionais da grade”.

“O laboratório aumenta a curiosidade do aluno. Desperta o interesse em matérias como matemática, física, para entender o funcionamento dos robôs e da tecnologia. Esse é o sexto laboratório Maker aqui em Goiânia, e nós pretendemos levar unidades para toda a rede municipal, justamente por conta desses benefícios pedagógicos que o Laboratório Maker Robótica traz para rede”, disse.

Tecnologia na prática
A diretora da Escola Municipal Targino de Aguiar, Leidiane Pereira, elogiou a ampliação do leque de metodologias disponíveis com a implantação do laboratório, e o impacto que traz para o aprendizado das crianças. “É muito importante porque, com o avanço da tecnologia, surgem novos tipos de metodologia. A robótica está presente cada dia mais nas nossas vidas, e o laboratório aproxima as nossas crianças da tecnologia e do futuro de uma forma prática, e não apenas na teoria”, afirmou.

Os alunos são os principais entusiastas da ferramenta. Calebe Oliveira Miranda, de 10 anos, aluno do 5º ano, que já é atendido pelo laboratório, disse que gosta muito de tecnologia e mostrou com orgulho carrinho que foi montado durante as duas primeiras aulas do Laboratório Maker. “Antes, nas aulas, nós apenas utilizávamos a imaginação. Agora, tudo que aprendemos colocamos em prática”, comemorou.

Além da implantação dos laboratórios de robótica, a Prefeitura de Goiânia ampliou os conteúdos do Conexão Escola, portal com vídeos, animações e outros recursos que são utilizados em atividades pedagógicas complementares para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. O município também ampliou o projeto Aula Digital, em parceria com a Telefônica Vivo, com a entrega de mais de 3 mil tablets para 170 escolas do município.

Fotos: Jackson Rodrigues

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia