Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Profissionais da educação de Goiânia participam de seminário sobre prevenção de violência nas escolas, nesta quarta-feira (21/09)
Início do conteúdo da página

Profissionais da educação de Goiânia participam de seminário sobre prevenção de violência nas escolas, nesta quarta-feira (21/09)

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 12h19 | Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 12h19 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2022, 12h19

Evento será realizado no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), com a presença de 800 servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME). Iniciativa prevê espaços de debate sobre o enfrentamento à violência no ambiente escolar

pazabraçoProfissionais da Rede Municipal de Educação de Goiânia participam, nesta quarta-feira (21/09), do I Seminário de Enfrentamento e Prevenção à Violência no Contexto Educacional, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). Ao todo, 800 servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME) estarão presentes na formação com integrantes do poder Judiciário e especialistas da área.

O seminário integra o “Programa Pilares: edificando a cultura de paz na escola”, uma parceria entre a gestão municipal e o TJ-GO, que está contribuindo com a capacitação de professores, apoios pedagógicos e demais profissionais, de modo a instruí-los a atuar como facilitadores de círculos de justiça restaurativa e construção de paz.

“Por meio dessa iniciativa e de outras ações promovidas pela Comissão de Mediação Educacional da SME Goiânia, estamos fortalecendo o enfrentamento da violência no ambiente escolar. Ao longo do ano, formamos nossos profissionais com metodologias inovadoras, para que possam lidar com diversos tipos de situação e atuar na construção de ambientes de paz nas escolas”, explica o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa.

Somente no ano passado, a Comissão de Mediação Educacional realizou, na Rede Municipal de Ensino, 656 ações, entre assembleias, palestras, mediações individuais e entre pares e círculos de construção de paz. As atividades atenderam cerca de 7 mil integrantes da comunidade escolar.

A coordenadora da Comissão de Mediação Educacional da SME Goiânia, Clédia Maria Pereira, explica que o núcleo promove, de forma permanente, o diálogo e incentiva a convivência respeitosa entre os integrantes da comunidade escolar. “O objetivo das ações é resgatar a cultura do diálogo respeitoso e garantir que as relações dentro das unidades se estabeleçam de forma cooperativa e ética, uma vez que os conflitos são inerentes à natureza humana e devem ser vistos como oportunidades de mudança e de crescimento”, destaca.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

registrado em:
Fim do conteúdo da página