Página inicial > Institucional > Notícias > Rogério Cruz entrega revitalização de duas escolas municipais: “obras que trazem bem-estar a alunos e professores”

Criado: Quarta, 24 de Agosto de 2022, 08h08 | Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2022, 08h08 | Última atualização em Quarta, 24 de Agosto de 2022, 08h08

Unidade de ensino localizada no Loteamento Alphaville ganhou sala de convivência, cozinha revitalizada, e nova fiação elétrica, entre outros benefícios. Na Escola Arão Fernandes de Oliveira, investimento foi principalmente em equipamentos de segurança. Prefeito visitou as duas na manhã desta terça (23/08). "Precisamos trazer educação pra perto das crianças, para os locais mais carentes, mais vulneráveis. É isso que estamos fazendo", disse

arãofernandesO prefeito Rogério Cruz entregou, na manhã desta terça-feira (23/08), a revitalização de duas unidades da rede municipal de ensino que passaram por reforma: as escolas Dr. Nicanor de Assis, no Loteamento Alphaville Residencial, e Arão Fernandes de Oliveira, no Setor das Nações. “São obras que propiciam bem-estar, e que ajudam professores a potencializar o aprendizado dos estudantes”, afirmou o prefeito.

Cada obra custou R$ 100 mil. Os recursos vieram do Programa Escola Viva, que destinou, em 2022, mais de R$ 33 milhões para reforma de todas as unidades da Secretaria Municipal de Educação (SME). Todas receberam o mesmo valor. A prefeitura atribuiu, à direção de cada escola ou CMEI, o poder de decidir como usaria o investimento para promover melhorias na infraestrutura local.

Na escola Nicanor de Assis, a verba foi usada na construção de uma sala de convivência para servidores, na reforma da cozinha, no reforço da pintura do prédio inteiro, na substituição da fiação elétrica, e na revitalização da quadra poliesportiva e da calçada externa. Antes da reforma, a unidade não estava em condições de sediar aulas.

Na Escola Arão Fernandes de Oliveira, o recurso foi usado para melhorar o sistema de segurança, o que inclui a instalação de concertina e câmeras de videomonitoramento. A unidade, que era cercada por telas, recebeu muros e ampliação da calçada. O prédio também foi pintado, e os canteiros do Projeto Horta Escolar foram requalificados.

“Nada é mais gratificante do que entregar escolas de volta à comunidade”, disse o prefeito. “Precisamos trazer educação pra perto das crianças, para os locais mais carentes, mais vulneráveis. É isso que estamos fazendo. Estamos devolvendo, para as crianças, o que existe de mais precioso, que é a educação”.

O prefeito também entregou kits de uniformes aos estudantes de ambas as escolas.

Investimento em Educação
“Investimos em tecnologia, em melhorias pedagógicas e, principalmente, na modernização dos espaços físicos. Destinamos recursos extras que transformaram as unidades em verdadeiros canteiros de obras e os resultados já vivenciados por toda comunidade escolar”, afirma o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa.

Audrey Gontijo, diretora da Escola Municipal Dr. Nicanor, afirma que o Programa Escola Viva proporcionou melhorias significativas no funcionamento da unidade. “É um pacto de autonomia financeira para instituição. Quando eu cheguei nessa escola, ela estava sem condições de funcionamento. Os recursos do Programa Escola Viva trouxeram a oportunidade de reformar a escola e criar um ambiente ideal para os estudantes”, disse.

A diretora da Escola Arão Fernandes de Oliveira, Bruna Daniela, afirma que a reforma da escola, que já tem 60 anos de existência, foi uma vitória para a comunidade. “Sofríamos muito com furtos. Era uma questão primordial, para nós, a construção de um muro e a implantação de um sistema de segurança. A reforma deu outra vida para a escola, e tanto a comunidade como as crianças estão muito satisfeitas”, afirmou.

Fotos: Jackson Rodrigues

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia