Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia amplia em 40% recursos destinados à aquisição de merenda escolar

Criado: Terça, 09 de Agosto de 2022, 08h14 | Publicado: Terça, 09 de Agosto de 2022, 08h14 | Última atualização em Terça, 09 de Agosto de 2022, 08h14

Investimentos garantirão alimentação balanceada aos 108 mil estudantes matriculados nas escolas e Cmeis da capital. Neste semestre, expectativa da Secretaria Municipal de Educação é de que sejam servidas mais de 21 milhões de refeições. Contrapartida do município será de mais de R$ 18 milhões “Uma alimentação saudável e nutritiva é a base para que crianças, jovens e adultos possam aprender com qualidade”, afirma prefeito Rogério Cruz

lancheA Prefeitura de Goiânia ampliou em 40% os recursos destinados à aquisição de merenda escolar na Rede Municipal de Ensino. A medida, adotada após estudos técnicos realizados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) que constataram aumento da inflação na capital, garantirá alimentação balanceada aos 108 mil estudantes, neste semestre.

Os repasses, com os valores já reajustados, estão sendo transferidos, nesta semana, para escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que são responsáveis por adquirir os itens alimentícios, conforme os cardápios elaborados pelas equipes de nutrição da SME Goiânia.

Neste semestre, a expectativa da Prefeitura de Goiânia é de que sejam servidas mais de 21 milhões de refeições. Ao todo, durante o ano de 2022, com ampliação dos recursos em 40%, a contrapartida do município destinada à merenda será de mais de R$ 18 milhões. Já o Governo Federal deve repassar cerca de R$ 13 milhões para o programa de alimentação escolar da capital.

Reajuste
Para garantir o reajuste de 40% dos repasses destinados à merenda, a Secretaria Municipal de Educação considerou, sobretudo, o aumento dos preços dos alimentos acima da inflação, confirmado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Diiese), ao longo de 2021.

Neste cenário de pandemia e atualização de preços dos alimentos, de acordo com o secretário de Educação de Goiânia, Wellington Bessa, houve a necessidade de reajuste dos repasses financeiros às unidades educacionais.

“Com a pandemia, os preços dos alimentos subiram. Em novembro do ano passado, por exemplo, o valor da cesta básica teve alta de 9,72% aqui em Goiânia”, pontua. “A inflação foi sentida pelas famílias e, também, pelas escolas. Por isso, a necessidade de ampliar os recursos voltados à merenda escolar”, observa.

Em Goiânia, os recursos destinados à aquisição de merenda são repassados, de forma descentralizada, às instituições de ensino. Além de cotar e adquirir os itens no comércio local, as escolas e Cmeis seguem as orientações da SME Goiânia sobre o reforço na alimentação dos estudantes com oferta de frutas, verduras e de vitamina k, que tem como fonte a proteína animal.

Número de refeições servidas no semestre:

Cmeis: 11.949.500
5 refeições por dia